• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

ANAC firma acordo de aeronavegabilidade com a autoridade de aviação civil do Canadá

ANAC Canadá
Foto: ANAC

A atuação internacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em prol da eficiência do setor aéreo mundial resultou em mais uma conquista. No dia 12 de junho, a ANAC e a autoridade de aviação civil do Canadá (Transport Canada Civil Aviation -TCCA) assinaram a primeira versão dos Procedimentos de Implementação em Aeronavegabilidade (IPA, em inglês Implementation Procedures on Airworthiness). O documento entra em vigor 90 dias após a assinatura, ou seja, em setembro deste ano. 

O instrumento formaliza as medidas de validação e aceitação de projetos de produto aeronáutico entre Brasil e Canadá, consolidando o histórico de cooperação na área de certificação entre as duas instituições. Com o IPA, ANAC e TCCA definem os passos a serem seguidos para o reconhecimento de artigos aeronáuticos originalmente certificados em um dos Estados para operação no outro Estado. 

Confira mais informações sobre esse e outros acordos internacionais formados pela ANAC pela página a seguir: https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Acordos/Acordos.asp 

Evento 

Os Procedimentos de Implementação em Aeronavegabilidade (IPA) serão tema de um webinário realizado pela ANAC e a TCCA no dia 3 de agosto, das 15h às 17h. Os interessados devem realizar a inscrição no Portal de Capacitação da Agência até 30 de julho. Durante o evento, as dúvidas poderão ser enviadas por meio da ferramenta de comunicação Sli.do. 

O objetivo do encontro é fornecer uma visão geral dos procedimentos técnicos desenvolvidos pelas duas agências e familiarizar a indústria com os procedimentos necessários para a validação de projetos de produtos aeronáuticos entre os dois países. Serão abordados tópicos como as etapas do processo de validação, critérios de classificação de risco, níveis de envolvimento e base de certificação das autoridades validadoras, além do desenvolvimento e cumprimento de planos de trabalho.

Via ANAC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.