ANAC site
Foto - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alerta operadores aéreos sobre interferência e perda de informações de posicionamento provindas do Sistema de Posicionamento Global (GPS) durante o uso de equipamentos Portable Electronic Device (PED), especialmente, os fabricados pela companhia SPOT LLC. O Alerta de Segurança Operacional (ASO) foi motivado após relatos de ocorrências de interferências feitos à Agência.

O alerta indica que o equipamento mantido próximo à parte superior do painel de instrumentos (glareshield) pode causar interferência com a antena do GPS instalada na aeronave. A interferência pode afetar ainda outros equipamentos que utilizem as informações de posicionamento de GPS, como, por exemplo, o ADS-B (Automatic Dependet Surveilance – Broadcast).

A Agência orienta que o operador ou o piloto em comando devem avaliar se há interferência nos sistemas de comunicação e navegação da aeronave antes de operar em condições de voo IFR (Instrument Flight Rules).

Atenção! O problema pode não estar limitado aos equipamentos fabricados pela SPOT LLC e podem ocorrer, eventualmente, com dispositivos de outros fabricantes.

Entenda o que é um Alerta de Segurança Operacional (ASO)

O ASO é um documento de divulgação ampla que contém informações importantes sobre segurança operacional e pode conter também recomendações de ações a serem tomadas pelos operadores.

O documento alerta operadores e prestadores de serviço da aviação civil para temas e situações que estejam acontecendo ou possam ocorrer durante as operações, ou na execução de serviços, buscando mitigar, ou ainda evitar, ocorrências aeronáuticas.

Acesse a página e veja todos os Alertas de Segurança Operacional (ASO) já emitidos (clique no link para acessar).

Via: ANAC

DEIXE UMA RESPOSTA