• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

ANAC: relicitação do Aeroporto de Natal é tema de reunião do governo com investidores

Aeroporto de Natal Aeroportos ACI ANAC Leilão
Foto: Divulgação/Inframerica

Cerca de 25 investidores, dentre eles CEOs de concessionárias de aeroportos e empresas do setor aéreo, estiveram reunidos, nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Na pauta, a relicitação do Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves (ASGA), em São Gonçalo do Amarante (RN).

A abertura do evento foi realizada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Na ocasião, o ministro afirmou existir um esforço grande do governo em relação à viabilidade de aeroportos regionais, que possuem um caráter de acessibilidade e de integração nacional. França ressaltou, ainda, a necessidade de se investir em mecanismos que possam baratear o custo das passagens aéreas. “A nossa meta é duplicar a quantidade das pessoas que vão poder andar de avião e ampliar a quantidade de aeroportos estaduais”, afirmou.

No encontro, foram apresentados os diferenciais do aeroporto e um estudo de viabilidade para operadores aeroportuários interessados em investir na ampliação, manutenção e exploração do aeroporto, garantindo a manutenção da eficiência e a excelência na prestação de serviços. Presente na reunião, o prefeito da cidade, Eraldo Daniel de Paiva, apresentou o contexto econômico da cidade e as oportunidades de crescimento.

O diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, falou da importância de ouvir os investidores para buscar, nessa fase de ajustes, a melhor solução para o ASGA. “Esperamos que a relicitação do aeroporto seja um marco para essa nova fase de integração do país pelo modal aéreo”, destacou. Em seguida, Tiago Pereira, diretor da ANAC, agradeceu a atuação da Concessionária Inframérica, que tem contribuído muito com o sucesso do processo de relicitação do aeroporto.

O diretor de Assuntos Corporativos da Inframérica S/A, Rogério Coimbra, reforçou o compromisso de continuar mantendo o aeroporto com qualidade de serviço até a transição final para o novo concessionário. Ele indicou que a oportunidade é atraente para os investidores, informando que, no caso do ASGA, nunca faltou parceria com o governo.

O representante do Governo do Rio Grande do Norte, Bruno Reis, destacou o potencial econômico e turístico do Estado. Segundo ele, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, após a relicitação, vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento da região como um todo.

 

Próximos Passos

Ainda nesta quinta-feira, no período da tarde, serão realizadas reuniões técnicas promovidas pela ANAC com os investidores interessados. Já a publicação do edital de relicitação está prevista para entrar em pauta na Reunião Deliberativa da Diretoria Colegiada (REDIR) da ANAC, que acontecerá na próxima terça-feira, 8 de fevereiro. Na ocasião, também poderá ser definida a data do leilão.

Aeroporto de Natal/São Gonçalo do Amaranto

O aeroporto, situado no município de São Gonçalo do Amaranto, está localizado em uma região estratégica do Rio Grande do Norte. Está a 18 quilômetros do Porto de Natal, capital do estado, e a 30 quilômetros do centro da cidade, além de ficar próximo a estradas que fazem ligação a outras capitais do Nordeste, como João Pessoa (PB) e Recife (PE). A cidade faz parte da região metropolitana de Natal, que tem mais de um milhão de habitantes.

Inaugurado em 31 de maio de 2014, o terminal aéreo tem capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano. Foi o primeiro do Brasil a ser concedido à iniciativa privada, quando começaram as rodadas de concessão de aeroportos no Brasil no início da década passada.  

 

Via: ANAC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]