Acidente Hawker Hunter caça EUA ATAC
Caça Hunter Mk.58 da ATAC caiu na costa da Carolina do Norte. Foto: Staff Sgt. Micaiah Anthony/Força Aérea dos EUA.

Um caça Hawker Hunter Mk.58 caiu na costa da Carolina do Norte, nos EUA, na tarde de segunda-feira (20). A aeronave desenvolvida na Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial era operada pela Airborne Tactical Advantage Company (ATAC), uma companhia que fornece serviços de treinamento de combate aéreo. 

O piloto foi resgatado pela Guarda Costeira, mas a instituição não deu detalhes sobre as condições de saúde do aviador, nem se de fato ele ejetou antes do impacto no mar. O Hunter Mk.58 tinha o registro N337AX e foi fabricado na Inglaterra em 1959 para a Força Aérea Suíça.

A Administração Federal de Aviação (FAA) emitiu nota sobre o acidente, afirmando que as causas já estão sob investigação. 

Um jato monomotor Hawker caiu no Oceano Atlântico cerca de 40 milhas a sudeste do Aeroporto Internacional de Wilmington, na Carolina do Norte, por volta das 17h15 hora local. Apenas o piloto estava a bordo e foi resgatado pela Guarda Costeira dos EUA. A FAA e o National Transportation Safety Board investigarão. O NTSB será responsável pela investigação e fornecerá atualizações adicionais.

Conforme observado pelo portal The War Zone, uma série de aeronaves ex-militares estavam na região desde a semana passada. É provável que os aviões estavam apoiando um Exercício de Treinamento de Unidades Compostas para o grupo de batalha do porta-aviões nuclear USS George H.W. Bush da Marinha dos EUA. Este treinamento é a fase final na preparação de um grupo de ataque antes de uma navegação.

A ATAC, uma das várias empresas do setor “Red Air” – companhias que trabalham em treinamentos de combate aéreo atuando como inimigos para as Forças Armadas -, já havia perdido outros quatro Hunter Mk.58, cedidos à companhia através de leasing pela Hunter Aviation International. 

Além dos Hunter, a frota de caças supersônicos Dasault Mirage F1 da ATAC também foi protagonista de uma série de acidentes nos últimos anos. No entanto, não existem indicações de ligações diretas entre esses incidentes envolvendo os Hunters da empresa.

O Hawker Hunter é um caça desenvolvido pela Hawker Aircraft da Inlgaterra entre as décadas de 1940 e 50. A aeronave possui um turbojato Rolls-Royce Avon e, dependendo da variante, pode ultrapassar os 1000 Km/h. Além disso, possui quatro canhões ADEN de 30mm e capacidade para transportar mais de 3 toneladas de bombas e foguetes. 

Cerca de 1972 caças Hunter foram produzidos desde 1954 e o modelo esteve em operação no Chile, Inglaterra, Suécia, Iraque e outras 18 nações.