Foto: Bento Mattos/ Creative Commons

Um exemplar do maior monomotor do mundo, o biplano Antonov An-2, está à venda no Brasil.

A aeronave de matrícula PT-FZF, está sendo leiloada e o lance mínimo é de 500 R$ 500 mil. Os interessados devem mandar suas apostas até amanhã, dia 8 de maio.

De acordo com os registros da ANAC a aeronave está com os recursos de aeronavegabilidade e os de manutenção em dia. Mas o avião pode voar somente em voos privados, ou seja, sem uso comercial.

O modelo em questão foi fabricado em 1987 pela empresa polonesa PZL-Mielec, e atualmente se encontra em Araçatuba-SP.

O An-2 até participou do filme Xingu de 2011. No vídeo abaixo podemos ver o grande monomotor decolando.

O avião famoso pelo seu tamanho e suas asas, tem 33 anos e considerando outras aeronaves deste mesmo modelo ele pode ser considerado novo. No Brasil ele não é o único gigante monomotor biplano, segundo dados da ANAC, estão registrados no Brasil 9 An-2 Antonov.

 

Um pouco da história


O AN-2 é um ícone dentro da fabricante ucraniana Antonov, o monomotor foi muito usado para transportar tropas e cargas. Seu período de maior uso foi logo após a II Guerra mundial e foi vendido para várias nações, principalmente as aliadas a ex-URSS. 

O Antonov An-2 foi como um percursor da fabricante, pois logo de início, Oleg Antonov (fundador da empresa Antonov), já tinha como meta aviões de grande porte. Depois do An-2, outros grandes clássicos foram lançados, como o An-22 (maior avião turboélice do mundo), e os irmãos A-124 e o An-225 Mriya (o maior avião do mundo).

 

DEIXE UMA RESPOSTA