Espaçonave Crew Dragon da SpaceX- Foto: NASA

A NASA e a SpaceX agendaram para esta sexta-feira (23/04) o lançamento de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) no contexto da missão Crew-2.

O lançamento deverá ocorrer no início da manhã (horário de Brasília), às 06h49, com transmissão ao vivo através dos canais da NASA e SpaceX.

Vale ressaltar que a missão pode ser reagendada, devido às condições meteorológicas do local. Há 90% de chances do lançamento ocorrer, de acordo com o 45º Esquadrão Meteorológico da Força Espacial dos EUA.

A cápsula Crew Dragon vai transportar os astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, junto com o astronauta Akihiko Hoshide da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) e o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Thomas Pesquet.

O acoplamento da cápsula na ISS está programado para ocorrer às 06h10 (horário de Brasília) do sábado (24). O procedimento será transmitido ao vivo nos canais da NASA nas redes sociais.

Já o primeiro estágio do Foguete Falcon 9, que transportará os astronautas, pousará poucos minutos após o lançamento em um droneship, localizado no meio do Oceano Atlântico.

Logo após esse lançamento, no dia 28 de abril, a cápsula Crew-1, da missão realizada em 2020, será desacoplada da ISS e voltará para a Terra. O retorno dessa cápsula depende diretamente do lançamento da missão Crew-2.

Os astronautas da Crew-1 da NASA Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, junto com o astronauta da JAXA Soichi Noguchi, vão retornar para a Terra no dia 28.