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Após 40 anos, ATR atinge a entrega de 1600 aviões turboélices

ATR

Nesta última semana a ATR entregou a 1600ª unidade do seu turboélice, comemorando em conjunto o seu aniversário de 40 anos de operações.

A unidade especial foi para a Air New Zealand, há anos cliente da ATR, que recebeu a última unidade da sua encomenda original para 29 aviões ATR 72-600.

A ATR cita que a Air New Zealand está obtendo benefícios com a introdução do recurso RNP AR 0.3/0.3, disponível na nova atualização de aviônicos para o ATR 72-600 e o 42-600. Desta forma os pilotos podem fazer procedimentos com menor visibilidade vertical em aeroportos regionais de pouca infraestrutura, além de aumentar a segurança dos voos em região montanhosa.

Nesta foto podemos ver a pequena marcação ‘1600th”, indicando a unidade de fabricação deste ATR 72.

O presidente-executivo da Air New Zealand, Greg Foran, disse que a companhia está ansiosa para receber a 1600ª aeronave da ATR em sua frota. 

“Nós realmente valorizamos nosso relacionamento de longa data com a ATR e este será o 29º a se juntar à nossa frota desde 2012. Durante esse tempo, a frota de ATRs aumentou a rede regional da companhia aérea em mais de 50 por cento e eles se mostraram extremamente eficientes. Nossos ATRs nos ajudaram a construir uma das melhores redes domésticas do mundo e transportaram cerca de 33,5 milhões de passageiros em mais de 636.000 voos na Nova Zelândia.”

Como todo bom avião europeu, o ATR surgiu a partir da junção de dois fabricantes diferentes, a Aerospatiale (França) e Alenia Aeronautica (Itália), e 4 anos após sua criação o primeiro modelo já realizava seus primeiros voos, a aeronave era o ATR 42-200 mas apenas para testes, a versão inicial e oficial foram os ATR 42-300, e se manteriam no mercado até o ano de 1996.

Eles chegaram no mercado no momento ideal, não havia crise de petróleo ou coisas parecidas no mercado econômico global para atrapalhar seu desenvolvimento. E além disso o ATR substituiu outros aviões que estariam ficando velhos, ou que apresentariam problemas, fazendo com que os mesmos se aposentassem um pouco antes do seu tempo planejado como os Fokker F-50.

No Brasil as companhias aéreas Azul e VoePass operam com aviões ATR 72 na sua frota em voos regulares. Além disso, também temos o ATR realizando voos regulares pela Omni e Total Linhas Aéreas.

 

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: ATR, Comemorativo, Turboélice, usaexport