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Após ter problemas para controlar voo, aeronave da Air Astana foi escoltada por caças até o pouso

Neste domingo um Embraer E190 da Air Astana reportou um sério erro enquanto sobrevoava o espaço aéreo de Portugal.

A aeronave decolou de Lisboa após um procedimento de manutenção geral, realizado pela OGMA, e logo após a decolagem começou a reportar um erro nos controles das superfícies aerodinâmicas, que permitem o avião realizar manobras. O voo tinha como destino final Almaty, no Cazaquistão.

Ao chamar “Mayday, Mayday”, o mais alto aviso de emergência em uma fonia, os tripulantes relataram que estavam com sérios problemas nos indicativos de velocidade e altitude, e pretendiam subir para 10000 pés.

Cerca de 10 minutos após a chamada de socorro, a tripulação declarou que a aeronave estava “completamente instável” e solicitou um pouso no Rio ou Mar, mas anteriormente o controlador de tráfego aéreo já tinha informado que o Mar estava a quase 100 quilômetros de distância. 

A tripulação continuou solicitando um pouso no Mar, e disse que já tinha retomado o controle manual do avião, alguns minutos depois a tripulação decidiu continuar voando, e por um momento, até o pouso, foi escoltada por dois caças F-16 da Força Aérea de Portugal.

O pouso ocorreu próximo das 15h30, na Base Aérea de Beja. A primeira tentativa de pouso foi abortada, e na segunda os pilotos conseguiram pousar perfeitamente. O vídeo abaixo mostra o pouso do ponto de vista do piloto do F-16.

A aeronave levava a bordo três pilotos e três engenheiros da companhia.

A companhia aérea esclareceu que a aeronave ainda está em Portugal e só retornará ao Cazaquistão quando as autoridades, o fabricante e a companhia aérea estiverem convencidos de que a causa da perda de controle foi identificada e resolvida.

A Embraer enviou três engenheiros para o local, e a companhia aérea vai enviar dois engenheiros de manutenção e mais dois pilotos.

Em dados via MLAT, obtidos através do FlightRadar 24, podemos observar o momento que a aeronave estabilizou nos 10 mil pés, mas logo após começou a variar bastante a sua altitude e direção, apontando aquele problema de estabilidade lateral reportado pela tripulação.

Próximo das 14h03 UTC, no registro do FR24, podemos observar que a aeronave perdeu muita altitude e velocidade ao realizar uma manobra que não é comum para este modelo de avião.

Veja os dados obtidos pelo FR24 Clicando Aqui.

 

Veja abaixo o áudio entre os pilotos e o controle de tráfego aéreo:

https://www.youtube.com/watch?v=0BgERTy5XTY

 

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