Argentina assina acordo com a IAF para o desenvolvimento da aeronave IA-100 Malvina

Demonstrador do IA-100 Malvina- Foto:Autor desconhecido

O Ministro da Defesa, Agustín Rossi, anunciou esta tarde que o desenvolvimento nacional da aeronave IA-100 “Malvina” para treinamento militar e uso civil será realizado na Fábrica Argentina de Aviones SA (FAdeA) plano principal que será financiado pelo Instituto de Ajuda Financeira para o Pagamento de Aposentadorias e Pensões Militares (IAF) no valor de US $ 2.500.000. 

Este desenvolvimento será o primeiro projeto de produção em série de uma aeronave na FAdeA, após o IA-63 Pampa III, para treinamento avançado.

“É uma iniciativa criativa e inovadora que constitui um ponto de partida para que posteriormente outros investimentos produtivos possam ser financiados da mesma forma que estamos realizando este”, disse o Ministro Rossi sobre a participação da IAF.

Com relação a esta participação do IAF, o Ministro da Defesa destacou que é “um investimento seguro porque está dentro da estrutura da jurisdição de Defesa”. E citou o presidente da IAF quando se referiu ao fato de que é “um investimento mais lucrativo do que depositar esse dinheiro a prazo fixo em dólares, pois também gera o fortalecimento da indústria e o aumento de empregos”.

Fonte: FADAE

E em relação à FAdeA, o ministro sublinhou que “é uma viragem para a fábrica porque há muito não fabrica um avião novo, e vai ser um avião totalmente novo. É emblemático para a nossa gestão e para a fábrica ”.

Por sua vez, a presidente da Fábrica Argentina de Aeronaves, Mirta Iriondo, afirmou que “este projeto incentiva o desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional, pois através da FAdeA fornecedores locais estarão envolvidos em um projeto com alto potencial de crescimento, entendendo que esta nova aeronave poderá ser oferecida a forças aéreas de outros países para o treinamento de seus pilotos ”. 

 

Fonte: FADAE


DEIXE UMA RESPOSTA