• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Atech e Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia celebram a modernização do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo

Atech Embraer Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia
Foto: Divulgação

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) oficializou hoje a implantação do SAGITARIO – Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional, em cerimônia que contou com a presença de autoridades, oficiais e civis, consolidando um avanço significativo na gestão do tráfego aéreo na região.

A BAeNSPA executa serviços de tráfego aéreo e provê o apoio de infraestrutura aeroportuária e de segurança de voo para o controle de helicópteros na base e na região. É a única Base Aérea da Marinha do Brasil e, como componente da Força Aeronaval, contribui para a operação dos meios aéreos destinados ao emprego nas tarefas do Poder Naval.

A modernização do sistema de controle de tráfego aéreo da BAeNSPA é um marco importante no aprimoramento de suas operações. O sistema SAGITARIO, desenvolvido pela Atech em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), substituirá o sistema X4000, também fornecido pela empresa no passado, trazendo um avanço significativo em eficiência e tecnologia. Vale ressaltar que o SAGITARIO já é utilizado pela Força Aérea Brasileira, para o gerenciamento do tráfego aéreo do Espaço Aéreo Brasileiro, destacando sua confiabilidade e eficácia.

“O SAGITARIO permite um controle preciso do tráfego aéreo, garantindo a segurança das operações em todas as condições. Importante citar que a sua eficiência operacional é comprovada por meio de uma interface intuitiva e recursos avançados de automação. A integração é avançada, pois o SAGITARIO tem harmonia perfeita com outros sistemas de controle de tráfego aéreo, melhorando a coordenação e a comunicação entre os diversos órgãos envolvidos”, destaca Marcos Resende, Diretor de Negócios – ATM, da Atech.

O Diretor-Presidente da Atech, Rodrigo Persico, ressalta a parceria de longos anos com a Marinha do Brasil em diversos projetos estratégicos para o país, destacando a importância do projeto de modernização com a BAeNSPA. “A implantação do SAGITARIO na base de São Pedro da Aldeia reforça o compromisso da Atech com a Marinha, de contribuir com excelência para sua missão de prover o controle do tráfego aéreo da região, por meio de uma plataforma avançada que oferece recursos de última geração para a atividade.”

 

Leia também: 

 

Via: Atech

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.