Depois de dois anos de planejamento, a ATR anunciou uma versão do seu turboélice 42-600 adaptado para decolar e pousar a partir de pistas com somente 800 metros de comprimento.

A nova versão é a 4ª do modelo ATR 42, e chamada de ATR 42-600S, com o S se referindo a sigla (STOL – Short Take Off e Landing).

As atualizações da ATR reduzem os requisitos mínimos de pista para 800 metros (2624 pés), ou seja, qualquer aeroporto com pista maior do que 800 metros poderá receber o turbo-hélice da ATR, ampliando assim o mercado que a aeronave pode atender.

“Ao melhorar essas capacidades centenas de aeroportos com comprimentos de pista entre 800 e 900 metros poderão receber a aeronave”, disse o CEO da ATR, Christian Scherer.

Só com essa atualização a ATR espera vender 600 aeronaves a mais até 2036. O ATR 42-600 é um avião turbo-hélice com capacidade para 42 a 50 passageiros, a aeronave atende especificamente o mercado de voos regionais.

A cliente de lançamento do ATR 42-600S será a empresa de leasing Elix Aviation, que encomendou 10 aviões deste modelo com entregas entre 2022 e 2024, apesar disso, a companhia que deve estrear essa aeronave será a Air Tahiti, que encomendou dois aviões 42-600S.