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Foram divulgadas hoje (27/01) as conversas entre o controle de tráfego aéreo e os pilotos do helicóptero que transportava o famoso ex-jogador de basquete, Kobe Bryant, morto devido à queda do mesmo, que caiu na tarde de ontem nos arredores de Los Angeles.

O helicóptero, um Sikorsky S-76, transportava o jogador, Gianna Bryant (uma de suas filhas) e mais seis pessoas, que morreram no trágico acidente.

Kobe Bryant- Foto by Christian Petersen/Getty Images

A aeronave de matrícula N72EX fez um dos últimos contatos com o controle quando sobrevoava a região de Casabasas, e segundo relatos estava a cerca de 1.500 pés. A aeronave estava voando em condições visuais, mesmo com a baixa visibilidade no local.

A regra de voo visual é válida para helicóptero desde que visibilidade seja maior que 1 milha e fica a cargo do piloto (isso para helicópteros) a decisão.

A Lockheed Martin, fabricante do helicóptero, disse que vai ajudar nas investigações e fez um post no Twitter lamentando o ocorrido, prestando condolências aos envolvidos e disse estarem prontos a dar o devido suporte. A empresa também ponderou que está em contato com a NTSB (órgão que investiga acidentes aéreos nos EUA).

Veja o vídeo com o áudio entre a cabine do S-76 e o controle, bem como transcrição traduzida abaixo:

17h13 – Torre de Controle (Burbank Tower): Helicóptero 72EX, Torre Burbank. Altímetro Burbank 30.19. A área de superfície da classe C de Burbank é IFR, digam as intenções.

17h21 – N72EX: Manter VFR Especial, transição na 101 direção oeste.

17h21 – Torre de Controle (Burbank Tower): Helicóptero 72EX, fique fora do espaço aéreo da classe C de Burbank. Eu tenho uma aeronave sobrevoando aí.

17h21 – N72EX: 72EX na posição.

17h22 – Torre de Controle (Burbank Tower): Vai ser um pouco. Eu tenho um avião a 9 milhas e depois você volta à [posição] anterior… vai virar a base para a final em cerca de 3 minutos.

17h25 – N72EX: Ok, vamos continuar na posição.

17h26 – Torre de Controle (Burbank Tower): N72EX, Para fins de planejamento, você pode esperar fazer a transição para o lado normal [VFR] do aeroporto. Acabei de falar com Van Nuys na linha e eles têm várias partidas por procedimento IFR saindo da pista 16, então você pode esperar seguir ao norte e atravessar esse caminho.

17h29 – N72EX: 72EX, Sem problemas.

17h31 – Torre de Controle (Burbank Tower): 317P, Torre Burbank. Você pode esperar alguns minutos. Eu tenho um helicóptero VFR especial que preciso para fazer a transição. Ele está esperando há cerca de 15 minutos.

17h32 – Torre de Controle (Burbank Tower): ... agora noroeste. Siga a via expressa 5, mantenha a condição VFR Especial igual ou inferior a 2500 pés.

17h33 – N72EX: Mantenho VFR especial igual ou inferior a 2500′, sigo na via 5 em direção ao norte; 72EX.

17h33 – Torre de Controle (Burbank Tower): N72EX, Roger, e você está liberado para [sobrevoar] a área de superfície da classe C de Burbank, do sudeste para o noroeste.

17h33 – N72EX (Burbank Tower): Copiado isso, vamos manter o VFR Especial; helicóptero 72EX.

17H33 – Torre de Controle (Burbank Tower): Na verdade, para a sua transição {..}, você só queria seguir o 118?

17h33 – N72EX: 118 e vamos percorrer Van Nuys para pegar a 101; 72EX.

17H33 – Torre de Controle (Burbank Tower): Helicóptero 72EX, Roger.

17h33 – Torre de Controle (Burbank Tower): Helicóptero 72EX, continue seguindo na 5 noroeste para entrar na 118 e Van Nuys o ajudará. O serviço de Radar está encerrado. Permaneça com esse alerta, entre em contato com a Van Nuys Helicopters, 119.0.

17h36 – N72EX: 72EX mudando para Van Nuys.

17h36 – N72EX: Van Nuys, helicóptero 72EX com você para a transição VFR Especial, estamos atualmente a 1400 pés.

17h37 – Torre de Controle (Van Nuys Tower): Helicóptero 72EX, Van Nuys Tower. Calma, visibilidade 2 1/2, com 1100 pés de céu encoberto, Van Nuys altimetro, 30,16.

17h37 – Torre de Controle (Van Nuys Tower): Aterrize na Van Nuys Classe D a nordeste de Van Nuys, ao longo da rodovia 118, na direção oeste. Diga quando estiver em condições VFR ou quando estiver fora da Transição Van Nuys Classe D. abaixo de 2500 pés.

17h37 – N72EX: 772EX, aconselhamos na condição VFR e depois permanecemos os 118, estamos atualmente a 1400′ e temos 0235.

17h37 – Torre de Controle (Van Nuys Tower): Helicóptero 72EX, obrigado. E quando você está livre de Van Nuys D, você queria falar com Socal?

17h37 – N72EX: Afirmativo, 72EX.

17h38 – N72EX: Torre para 72EX, podemos começar – ir em frente e começar a virar para o sudoeste pela 101?

17h39 – Torre de Controle (Van Nuys Tower): Helicóptero 72EX, aprovado, e você está em trafegando em condições VFR?

17h39 – N72EX: Condição de VFR 1500 pés, 72EX.

17h39 – Torre de Controle (Van Nuys Tower): Helicóptero 72EX, obrigado. Entre em contato com a Socal agora 134.2 para seguir o voo.

17h39 – N72EX: 34.2

17h40 – Torre de Controle (Socal ApproachTower)Helicóptero 72EX, se identifique.

(Aqui, o piloto não é ouvido devido à má recepção de rádio e/ou altitude muito baixa)

17h41 – Torre de Controle (Socal ApproachTower): Helicóptero 72EX, sim, você está seguindo um código 1200. Então você está solicitando um voo seguinte?

17h43 – Torre de Controle (Socal ApproachTower): Helicóptero 72EX, onde estão suas coordenadas?

17h44 – Torre de Controle (Socal ApproachTower): Helicóptero 72EX, você ainda está com um nível muito baixo para seguir o voo.

 

Após às 17h44 a comunicação foi encerrada.

 

Fonte: Extra/Globo

 

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