Leonardo AW169 Exército itália
AW169 do Exército Italiano.

Os governos da Áustria e Itália assinaram na quinta-feira (13) a compra de 18 helicópteros militares AW169M LUH da fabricante italiana Leonardo. Avaliado em 346 milhões de euros, o negócio foi assinado no âmbito do Acordo Governo-Governo (G2G) entre o Ministério da Defesa Austríaco e a Direção de Armamentos Aéreos e Aeronavegabilidade da Secretaria Geral da Defesa/Direção Nacional de Armamentos da Itália. 

No início de dezembro, os dois países já haviam assinado um contrato preliminar, que abriu o caminho para o acordo de aquisição, assinado nesta quinta-feira. 

A assinatura do contrato marca o mais recente passo decorrente da assinatura do documento preliminar G2G, firmado pelo Ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini e pela Ministra da Defesa austríaca, Klaudia Tanner, em 2 de dezembro de 2021. 

Leonardo Áustria AW169
Leonardo/Divulgação

“Nós estamos felizes com este resultado que inaugura uma nova fase de colaboração em compras. Demonstra a qualidade da tecnologia e dos produtos italianos através do reconhecimento internacional. Realmente acreditamos que o G2G é uma ferramenta de política industrial altamente eficaz e uma fórmula inteligente para apoiar as exportações”, disse Guerini

Os novos AW169M LUH (Light Utility Helicopter) foram adquiridos para substituir os obsoletos Alouette III, que estão em serviço desde a década de 1960. As aeronaves italianas serão usadas pela Força Aérea Austríaca. O contrato também inclui opções para mais 18 helicópteros.

Segundo a Leonardo, o programa prevê a entrega de seis AW169 na variante B e 12 na variante multifuncional avançada ‘MA’ com equipamentos de missão integrados e sistemas de armas – além de um abrangente e personalizado pacote de suporte e treinamento. As aeronaves serão produzidas na planta da fabricante em Vergiate, no norte da Itália.

AW169 MA
Projeção artística do AW169MA armado com foguetes. Imagem: Leonardo.

Os helicópteros poderão realizar uma ampla gama de missões de apoio aos requisitos de defesa austríacos e da comunidade nacional, como transporte de tropas, operações de combate, socorro a desastres e resposta a emergências, combate a incêndios, resgate em montanhas e MEDEVAC (evacuação aeromédica). 

Espera-se que o primeiro AW169M LUH seja entregue antes do final do ano e todas as entregas de helicópteros devem ser concluídas até 2026. As tripulações austríacas aproveitarão o treinamento inicial fornecido com o apoio do Exército Italiano e sua experiência como operador de AW169M LUH, e também poderão contar com o fornecimento de dispositivos para treinamento e simulação.

“Estamos animados com a conclusão da fase contratual da iniciativa G2G entre a Itália e a Áustria, que nos permite contribuir fornecendo a solução tecnologicamente mais avançada e econômica para cumprir o rigoroso requisito estabelecido pela colaboração entre os dois governos. Estamos ansiosos para começar a ser uma parte ativa na entrega deste importante programa”, enfatizou o CEO da Leonardo, Alessandro Profumo,

Gian Piero Cutillo, Diretor Administrativo da Leonardo Helicopters, disse que “este contrato é mais uma prova do desempenho superior, capacidades inigualáveis ​​de última geração e suporte completo e treinamento de duas soluções do AW169M para realizar verdadeiras operações multifunção, atendendo às necessidades mais exigentes de operadores e pela eficácia e segurança do seu pessoal. O tipo garantirá um salto significativo para a defesa nacional e resposta de emergência na Áustria.”

Leonardo Áustria AW169
Leonardo/Divulgação

O helicóptero AW169M é a variante militar do helicóptero bimotor AW169 de última geração, projetado para os mais recentes requisitos FAR/JAR/EASA, bem como para os padrões militares, segurança interna a usuários governamentais.

A plataforma apresenta potência, agilidade e manobrabilidade excepcionais, o que proporciona excelentes características de manuseio em uma ampla gama de condições operacionais, incluindo calor e altas.

O design exclusivo da transmissão fornece energia para sistemas hidráulicos, elétricos e de ar-condicionado com os rotores parados (modo APU) otimizando o tempo de resposta e a disponibilidade.

LEONARDO AW169
Helicóptero AW169. Foto: Leonardo

A cabine é a mais espaçosa de sua classe e apresenta uma seção transversal de altura constante para reconfiguração rápida e facilidade de acesso. Os pilotos se beneficiam de um conjunto de aviônicos de arquitetura aberta de última geração, incluindo um cockpit de vidro totalmente digital e visibilidade externa sem precedentes, fornecendo consciência tática e situacional avançada.

Clientes em todo o mundo fizeram pedidos e opções para mais de 300 helicópteros AW169 hoje, incluindo militares e policiais/operadores de serviço público, para realizar uma série de missões, incluindo serviços públicos, vigilância, operações especiais, patrulha marítima, reconhecimento terrestre, treinamento, resgate e incêndio.

Na Itália, a adoção do AW169M por operadores entre forças armadas e agências governamentais de aplicação da lei, substituindo muitos modelos antigos, oferece a vantagem de semelhanças e sinergias únicas de logística, operacional e técnica, certificação e treinamento nas crescentes frotas do AW169.

Leonardo AW169 Exército itália
AW169M do Exército Italiano.

Isso fortalece a possibilidade de realizar operações conjuntas eficazes e seguras com outros usuários deste tipo moderno e representa um salto quântico na segurança interna, capacidade de resposta a emergências e custos/eficácia gerais ao longo do ciclo de vida nas próximas décadas. Mais de 130 AW169 já estão em serviço hoje e registraram mais de 100.000 horas de voo em operações em todo o mundo.

Via Leonardo

DEIXE UMA RESPOSTA