A Austrian Airlines aposentou oficialmente nesta última segunda-feira (31) o turboélice Dash 8 da sua frota. Um último voo foi especialmente operado entre Viena e Innsbruck, para a despedida do avião.
O Dash 8 estava com uma pintura alterada, para incluir a palavra “Pfiat di”, ou Adeus em austríaco. O turboélice foi retirado da frota para padronizar o serviço da companhia com jatos e outros aviões maiores. Foram mais de 40 anos operando com aeronaves do modelo Dash na sua frota.
A futura frota da Austrian Airlines consistirá inteiramente de aeronaves Airbus, Boeing e Embraer.
“Em momentos de pico, a frota de aviões Dash 8-Q400 completava até 44.000 voos por ano”, afirma o gerente de frota da Austrian Airlines Dash, Thomas Bleimuth. “Com esse tipo de aeronave, também foi possível voar para locais particularmente exigentes. Por exemplo, a Tyrolean Airways costumava voar no Dash 7 com quatro motores para Courchevel, nos Alpes franceses, um aeroporto localizado a mais de 2.000 metros acima do nível do mar.”
“O Dash teve uma carreira impressionante na nossa empresa, é e continuará a fazer parte da nossa história. Não vamos esquecer isso. Gostaria de agradecer a todos os que prestaram serviço à aeronave Dash nas últimas décadas, desde as tripulações de cabine e cockpit, até a equipe técnica”, disse o COO da Austrian Airlines, Francesco Sciortino.
“A Austrian Airlines está bem preparada para a retirada da frota de aviões Dash. Com as confortáveis e eficientes aeronaves Embraer e Airbus, continuaremos a oferecer aos nossos passageiros um bom serviço tendo Viena como hub”, afirma a Austrian Airlines através do CCO Michael Trestl.
História do Dash
Em 9 de abril de 1980, a história do Dash começou não apenas na Áustria, mas em toda a Europa. Naquela época, a Tyrolean Airways foi a primeira companhia aérea europeia a receber o primeiro predecessor do Dash 8, um De Havilland Canada DHC-7.
Com suas excelentes características de pouso curto, a aeronave regional de 50 assentos era ideal para uso em aeroportos difíceis como Innsbruck ou Courchevel.
A partir de 1985, a Tyrolean Airways usou o modelo sucessor, um bimotor Dash 8-100, em voos para Graz, Frankfurt e Zurique. Até a aquisição completa da companhia aérea tirolesa pela Austrian Airlines em 1998, um total de 44 aviões Dash 8 diferentes das séries -100, -300 e -400 voaram para a Tyrolean.
Na Austrian Airlines, 18 aviões Dash 8-Q400 estiveram em operação nas rotas de curta distância, como em voos de Viena para Milão, Varsóvia ou Zagreb.
Marcos do Dash-8-400 na frota da Austrian Airlines
• Mais de 20 milhões de passageiros voaram no Dash 8-Q400 na Austrian nos últimos 20 anos.
• Os aviões Dash 8-Q400 voaram por 237 milhões de quilômetros – sem acidentes. Isso significa 310 voos de ida e volta para a lua.
• Os Dash 8-Q400 passaram 54 anos no ar, quando computamos as horas de voos totais.
• Durante sua carreira, a aeronave completou mais de 520.000 pousos seguros.
• Durante as verificações pré-voo, os pilotos do Dash 8-Q400 percorreram mais de 52.000 quilômetros a pé.
That's it. One last landing for our Dash @flughafen_wien. Pfiat di, Dash! Thanks for 40 years of bringing people together 👏👋❤️ pic.twitter.com/zabD61lPET
— Austrian Airlines (@_austrian) May 31, 2021
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.