Advertisement

Avanços marcam a reunião do GT para criação do Curso Básico de Sistema de Aeronave Não Tripulada

DECEA

Mais uma etapa da criação do Curso Básico de Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS001E) foi concluída com sucesso pelo Subdepartamento de Operações do DECEA. E, dessa vez, a ênfase foi a transformação digital da teoria consolidada na fase anterior, realizada de 3 a 14 de maio, para a formatação do material didático e dos recursos audiovisuais que serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O segundo encontro do Grupo de Trabalho foi realizado com equipe reduzida no período de 2 a 11 de agosto, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Seguindo todos os protocolos de segurança previstos para o enfrentamento ao cenário pandêmico, o GT avançou na proposta de criação do Curso Básico de Sistema de Aeronave Não Tripulada.

Esta edição contou com a participação das seguintes organizações militares: Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) e Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER).

As ações foram baseadas nos modos de operação que atualmente movem o Sistema de Aeronave não Tripulada (UAS) no âmbito do Comando da Aeronáutica. Outros pontos observados e considerados pelo Grupo foram as generalidades e competências dos órgãos que regulam o tema, a estrutura e o tático do SARPAS, a atuação da JJAER no contexto da autuação propriamente dita e as legislações em vigor, como os Manuais do Comando da Aeronáutica (MCA) 56-156-256-356-4 e Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 100-40.

Para o coordenador do GT, Major Aviador Bruno Roberto de França, o grupo demonstrou elevada dedicação, conhecimento e empatia, visando o compartilhamento de informações adaptadas ao contexto do público-alvo.

“Estou certo de que, ao final dessa jornada de construção do Curso, o DECEA ganhará muito com a perpetuação do aprendizado na área de acesso ao espaço aéreo por Aeronaves Não Tripuladas, visto que essa demanda não para de crescer no Brasil”, afirmou.

A capacitação tem sido uma necessidade dos membros da linha de Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS) e dos elos regionais que atuam diretamente nas análises dos cadastros de pilotos e solicitações de voos. De acordo com a Segundo Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Francynne Aldyne Hypólito de Souza, do CINDACTA III, o evento se reveste de relevância ímpar.

“Com o avanço exponencial dos drones no país, o curso será um marco na história das Aeronaves Não Tripuladas, trazendo o conhecimento básico para os mais diversos públicos envolvidos com o assunto”, ressaltou.

O Ensino à Distância (EaD), definido como a modalidade de ensino ideal para essa primeira qualificação na área dos drones, foi a opção do DECEA para que o conteúdo seja de fácil acesso e atinja o maior número de profissionais envolvidos com a atividade.

“O encontro foi essencial para a confecção do material didático para a modalidade EaD. Prezamos por textos autoexplicativos, com linguagem dialógica e coerente e isso tudo tem como objetivo a aprendizagem do aluno. O Grupo está ansioso para a fase da revisão, na qual veremos nossos esforços transformados em vídeos, sons e imagens, com toda interatividade que um curso de excelência requer”, afirmou a Primeiro-Tenente Pedagoga Krícia Glenda Alves Ferreira, representante do CINDACTA IV.

Após a revisão final do material didático, o Curso UAS001E estará pronto para ser ativado e, consequentemente, disponibilizado para as organizações militares e usuários externos.

 

 

Via: DECEA

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: DECEA, Militar, news, usaexport