Dentro do seu plano de devolver 18 aviões nesta semana, a Avianca Brasil programou para esta segunda-feira (22/04) a devolução de cinco aeronaves da sua frota.

A companhia começou o dia com 22 aviões operacionais, e deve terminar com cerca de 17 aeronaves, após as devoluções.

As aeronaves que serão devolvidas têm as seguintes matrículas: PR-ONJ (A319ceo); PR-AVP (A320ceo); PR-AVR (A320ceo); PR-ONL (A320ceo) e PR-ONT (A320ceo).

 

Cancelamento de voos nesta semana

Na última semana uma determinação judicial terminou em um acordo da companhia com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), para a devolução de 18 aviões.

Os acordos com os lessores GECAS (7 aeronaves), PK (1 aeronave), Vermillion (4 aeronaves) e ACG (6 aeronaves) foram intermediados pela ANAC de forma a garantir que a retomada dos aviões pelas empresas de leasing ocorra após o feriado de Páscoa, de forma a minimizar o impacto aos passageiros.

Desde a primeira retirada (saiba mais aqui), a ANAC determinou que a empresa adeque sua malha aérea, seu sistema de venda de passagens e dê ampla divulgação dos voos cancelados.


A retirada gradual desses aviões resultou no cancelamento de quase 1100 voos entre os dias 22 e 28 de abril. A companhia já está contatando os clientes para fazer as reacomodações em outros voos, ou oferecer o reembolso.

Sem as 18 aeronaves na frota, a Avianca terá somente 6 aviões operacionais (4 do modelo A318 e 2 do A319), e será forçada a realizar voos em somente quatro aeroportos: Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Brasília e Salvador (BA).

A lista de voos cancelados é tão grande que recomendamos acessar o site da Avianca Brasil (Clique Aqui para seguir até a página).