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Avião anfíbio é flagrado com as cores da Qatar Airways

Qatar Airways Textron Aviation avião anfíbio
Foto: GeorgeM757 via Flickr

Conhecida por operar as mais variadas aeronaves no transporte de passageiros, a Qatar Airways pode estar perto de receber um Cessna 208B Grand Caravan Ex, avião bastante utilizado para rotas regionais e em aeroportos e aeródromos de pequeno porte. No Brasil, a Azul Conecta é um dos maiores operadores do modelo. 

Por ser um avião anfíbio, este Grand Caravan está equipado com um sistema de flutuabilidade Wipline 8750, permitindo ao avião pousar e decolar na água, bem como em pistas de asfalto. 

Com a matrícula de testes N702TL, este avião ainda consta como parte da Textron Aviation, indicando que o avião pode levar mais algum tempo para ser entregue ou até mesmo ser um modelo de demonstração do fabricante. 

Apesar das cores da Qatar Airways, vale lembrar que o governo do Qatar utiliza o mesmo esquema em aviões governamentais e militares. Como padrão, os aviões contam com um emblema do Órix-da-arábia, uma espécie de antílope símbolo nacional catarense. 

 

Conheça o C208B CARAVAN EX da Textron Aviation

Essa versão EX do Caravan conta com um pacote de melhorias que visam aumentar a rentabilidade das operações e a segurança.

Dentre essas melhorias, destaca-se interior em couro, um motor mais potente (com sua tradicionalíssima turbina PT-6A-140 com 867 shp de potência, hélice McCauley quadripá, velocidade máxima de cruzeiro de até 195 nós (embora que a velocidade média de operação fique na casa de 140 a 155 nós), 832 milhas náuticas de alcance (FL100, tanque cheio e reserva de 45 minutos) e a nova suíte de aviônicos G1000 NXi, da Garmin.

 

Painel Garmin G1000 NXi: versão melhorada do famoso sistema EFIS

Esse painel é tipicamente o famoso G1000, que foi lançado originalmente em 2004, mas com algumas novidades, como um novo layout (mais arredondado), melhor legibilidade com luz de fundo tipo LED e brilho maior; inicialização das telas em até 10 segundos; maior poder de processamento (como zoom in e out mais rápidos); MFD de 15 polegadas; possibilidade de realizar aproximação visual com o piloto automático acoplado; sobreposição do radar meteorológico em moving map; safe taxi; novo sombreamento de terreno com contornos aprimorados, entre outras novidades.

 

Motor Pratt Whitney PT-6A-140 de 867shp: tradição, confiabilidade e potência a serviço da aviação regional

Internamente, os novos C208 da Conecta são equipados com a configuração típica da empresa. São 2 pilotos e 9 assentos para passageiros, sendo as fileiras do lado direito com 2 assentos unificados e à esquerda com bancos unitários.

Grand Caravan da Azul Conecta: espaço satisfatório para até nove passageiros

Uma alternativa que alguns operadores de Caravan no Brasil reivindicam seria a alteração na legislação aeronáutica brasileira em aumentar a capacidade máxima de passageiros dos Caravans que voam aqui de 9 para 11 lugares, como ocorre em várias outras empresas mundo afora, como Barrier Air, da Nova Zelândia, a SkyTrans, da Austrália ou mesmo a famosa Suzy Air, da Indonésia, que tem seus Caravans configurados para até 12 passageiros.

Esse aumento permitiria um incremento na rentabilidade das companhias, e assim, fomentando o surgimento de novas sub-regionais para atender mais pontos distantes no nosso país.

 

Texto: Gabriel Benevides e Micael Rocha

 

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Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]