Duas aeronaves entraram em rota de colisão na manhã desta terça-feira (19/01), nas proximidades de Curitiba. Esta ocasião envolveu um Boeing 737-800 da GOL, de matrícula PR-GUC, e um monomotor C208 Caravan, de matrícula PP-MMS que opera para o Governo do Paraná.
O avião da GOL estava se aproximando para pousar no Aeroporto de São José dos Pinhais/Curitiba, cumprindo o voo G3 1212, que decolou de Guarulhos. Enquanto isso, o Caravan decolava do Aeroporto Bacacheri, que serve a aviação geral.
No vídeo acima, que está circulando desde a manhã de hoje (19) nas redes sociais, podemos ver o momento que o Cessna C208 Caravan se aproxima da aeronave da GOL, fazendo uma errada curva para a direita da aeronave, entrando na mesma rota do avião comercial.
Os dois aviões ficaram próximos com uma distância vertical inferior a 1000 pés.
Já no áudio abaixo, que está circulando juntamente do vídeo, é possível conferir a coordenação do controle de tráfego aéreo para evitar uma possível colisão entre as duas aeronaves.
Vale ressaltar que o Caravan não tem o sistema TCAS, que evita colisão entre as aeronaves. A coordenação deve ser inteiramente realizada pelo controle de tráfego aéreo, que atuou com excelência e ainda apontou o erro do avião monomotor, que realizava o voo Resgate 03.
O Cessna Caravan operava um voo do próprio Governo do Paraná para distribuir doses da vacina de Covid-19 no interior do estado, levando a carga de Curitiba para Londrina, onde o avião pousou alguns minutos depois desse incidente.
O Boeing 737-800 da GOL, por sua vez, pousou normalmente no Aeroporto de São José dos Pinhais alguns minutos depois.
Em nota a Casa Militar da Governadoria disse:
Compartilhamos também com o nosso público a excelente análise do Lito, conhecido por todos no setor aeronáutico devido ao Aviões e Música e seu trabalho como mecânico de aeronaves.
R/A significa Resolution Advisory, é um alarme informando que algum alvo entrou na bolha de proteção do avião, e esse alarme tem precedência sobre o controlador de tráfego aéreo, ou seja, se o TCAS mandar subir e o controlador mandar descer, o piloto obedece o TCAS. (3)
— Lito Sousa (@avioesemusicas) January 20, 2021
Só que o monomotor Caravan do Governo do Paraná não possui TCAS, mas como possui Transponder (e ADS-B – por isso vc consegue vê-lo no @flightradar24), ele fica visível para aviões que possuem TCAS. Este sistema foi desenvolvido após uma sérei de colisões (4)
— Lito Sousa (@avioesemusicas) January 20, 2021
Pra entender melhor: Se os dois aviões tivessem TCAS, os dois poderiam dar informações de manobra evasiva. Como apenas o da GOL possuia TCAS, em nenhum momento o Caravan soube que havia invadido a "bolha", mas seu Transponder enviava informações, por isso o alarme tocou no GOL.
— Lito Sousa (@avioesemusicas) January 20, 2021
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