GOL
Foto: Gabriel Melo

Duas aeronaves entraram em rota de colisão na manhã desta terça-feira (19/01), nas proximidades de Curitiba. Esta ocasião envolveu um Boeing 737-800 da GOL, de matrícula PR-GUC, e um monomotor C208 Caravan, de matrícula PP-MMS que opera para o Governo do Paraná.

O avião da GOL estava se aproximando para pousar no Aeroporto de São José dos Pinhais/Curitiba, cumprindo o voo G3 1212, que decolou de Guarulhos. Enquanto isso, o Caravan decolava do Aeroporto Bacacheri, que serve a aviação geral.

No vídeo acima, que está circulando desde a manhã de hoje (19) nas redes sociais, podemos ver o momento que o Cessna C208 Caravan se aproxima da aeronave da GOL, fazendo uma errada curva para a direita da aeronave, entrando na mesma rota do avião comercial.

Os dois aviões ficaram próximos com uma distância vertical inferior a 1000 pés. 

Já no áudio abaixo, que está circulando juntamente do vídeo, é possível conferir a coordenação do controle de tráfego aéreo para evitar uma possível colisão entre as duas aeronaves.

Vale ressaltar que o Caravan não tem o sistema TCAS, que evita colisão entre as aeronaves. A coordenação deve ser inteiramente realizada pelo controle de tráfego aéreo, que atuou com excelência e ainda apontou o erro do avião monomotor, que realizava o voo Resgate 03.

O Cessna Caravan operava um voo do próprio Governo do Paraná para distribuir doses da vacina de Covid-19 no interior do estado, levando a carga de Curitiba para Londrina, onde o avião pousou alguns minutos depois desse incidente.


O Boeing 737-800 da GOL, por sua vez, pousou normalmente no Aeroporto de São José dos Pinhais alguns minutos depois.

 

Em nota a Casa Militar da Governadoria disse:

 

Compartilhamos também com o nosso público a excelente análise do Lito, conhecido por todos no setor aeronáutico devido ao Aviões e Música e seu trabalho como mecânico de aeronaves.

DEIXE UMA RESPOSTA