• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Avião perdido de Amelia Earhart pode ter sido encontrado, afirmam exploradores

Amelia Earhart
Amelia Earhart

Quase um século depois, a aeronave da pioneira da aviação norte-americana Amelia Earhart pode ter sido encontrada no fundo do oceano Pacífico, de acordo com uma empresa de exploração marítima que divulgou uma imagem de sonar.

A empresa norte-americana Deep Sea Vision (DSV) adiantou que a imagem foi captada após extensas buscas numa área a oeste da Ilha Howland, um recife desabitado perdido no meio do Pacífico entre a Austrália e o Havai.

Amelia Earhart

Com a companhia de Fred Noonan, Amelia Earhart decolou em 20 de maio de 1937 de Oakland, Califórnia, para se tornar a primeira mulher a voar ao redor do mundo, cinco anos depois de ser a primeira mulher a cruzar o Atlântico sozinha. 

Amelia desapareceu no Oceano Pacífico, perto da Ilha Howland enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo em 1937. Foi declarada morta no dia 5 de janeiro de 1939. Este desaparecimento permaneceu um dos mistérios mais intrigantes da história da aviação. 

De acordo com a DSV, a imagem capturada pelo robô subaquático da empresa “revela os contornos que correspondem às caudas duplas e à envergadura únicas (do modelo) da sua lendária aeronave”.

Nesse sentido, a empresa postou imagens de sonar nas mídias sociais que parecem mostrar um objeto em forma de avião no fundo do mar. A equipe de 16 membros, que usou um drone subaquático de última geração durante a busca, também divulgou um novo vídeo da expedição:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Deep Sea Vision (@deep.sea.vision)

“Sempre pensamos que ela teria feito de tudo para tentar pousar o avião suavemente, e a assinatura do avião que vemos na imagem do sonar sugere que foi esse o caso”, realçou o chefe da DSV, Tony Romeo.

A empresa afirma que passou 90 dias a pesquisar 13.500 km² de fundo oceânico.

Possivelmente a aeronave Lockheed 10-E Electra de Amelia Earhart. Imagem: Deep Sea Vision

Possivelmente a aeronave Lockheed 10-E Electra de Amelia Earhart. Imagem: Deep Sea Vision

 

Courage is the price that life exacts for granting peace. – Amelia Earhart

Tradução nossa: “A coragem é o preço que a vida cobra para garantir a paz.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.