• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Avião Solidário da LATAM transporta de Porto Alegre para Natal Macaco Prego que será devolvido ao seu habitat natural

LATAM Avião Solidário Comandante Vagas Airbus A320

O programa Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente, na última quarta-feira (22), de Porto Alegre (RS) para Natal (RN), um Macaco Prego (Sapajus libidinosus) que será reintroduzido ao seu habitat natural, na região de transição entre os biomas da Mata Atlântica e da Caatinga. O animal foi resgatado após ser encontrado em um cativeiro irregular em Santa Catarina e estava sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA no Rio Grande do Sul (CETAS/IBAMA/RS). No Rio Grande do Norte, o Macaco Prego foi recebido pelo CETAS/IBAMA de Natal. 

Natural de florestas ripárias e formações arbóreas e arbustivas do Cerrado e da Caatinga, o Macaco Prego de aproximadamente 1,5 quilo foi embarcado pela LATAM em Porto Alegre às 15h11, realizou uma conexão em Guarulhos (SP), e pousou em Natal à 1h39 desta quinta-feira (17). O animal agora concluirá o seu processo de reabilitação e, na sequência, será reintroduzido ao seu habitat natural.

4,6 MIL ANIMAIS SILVESTRES TRANSPORTADOS NO BRASIL EM 10 ANOS

Com mais de 10 anos de existência, o programa Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM e, na prática, coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Desde o seu início, o programa já transportou gratuitamente para conservação ambiental mais de 4,6 mil animais silvestres somente no Brasil. Para este tipo de transporte, a LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM, utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, em que uma posição é destinada para o seu acondicionamento, sempre visando a sua segurança e redução dos tempos de exposição, minimizando o estresse. 

Somente em 2022, o Avião Solidário do grupo LATAM beneficiou 1,4 milhão de pessoas no Brasil com a concessão de mais de 700 passagens e foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, incluindo as vacinas, e de 150 animais de 17 espécies diferentes. O ano de 2022 também foi o período em que o Avião Solidário da LATAM alcançou a marca de mais de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, Make a Wish, Ampara Animal, entre outros.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Avião Solidário da LATAM também já foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 282 milhões de vacinas para todos os estados do Brasil, o que corresponde a mais de 70% de todas as vacinas contra a doença distribuídas pela aviação no País, impactando 140 milhões de brasileiros.

 

LATAM Avião Solidário macaco IBAMA

Foto: Fernanda de Azevedo / IBAMA RS

 

Via: LATAM Brasil

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]