Royal Air Force Red Arrows
Foto: Royal Air Force/Aerobatic Team

Nesta próxima quinta-feira (02/06) o Reino Unido comemorará os 70 anos do reinado da Rainha Elizabeth II. E para compor a grande festa do Jubileu de Platina, a Forças Armadas prepararam uma grande exibição aérea nos céus de Londres, marcada para 13h00, com aquela pontualidade britânica.

O desfile Trooping the Color, uma exibição militar para o aniversário da rainha, envolverá 1500 oficiais e soldados, além de 250 cavalos. Caças Spitfires, bombardeiros Lancaster e a equipe de demonstração Red Arrows participarão juntamente das 70 outras aeronaves.

Foto: Royal Air Force

Os aviões sairão do Mar do Norte, a leste do Reino Unido, e depois voarão para o centro de Londres. O ponto de passagem baixa será no Palácio de Buckingham, com sobrevoos realizados em altitude de 1000 pés a 1400 pés, até mesmo para caças Eurofighter Typhoon.

“Eu estava revisando o sobrevoo do ponto de vista de segurança e execução, para garantir que os tempos, espaçamentos e a ampla estrutura do sobrevoo estivessem bem para a próxima semana. Correu muito bem, teremos que fazer alguns pequenos ajustes ajustes, mas o timing foi perfeito e a formação foi boa”, disse na semana passada o Comandante da Força Aérea de Combate, Mike Baulkwill.

Algumas aeronaves já ensaiaram as manobras com voos em ala na última semana. Toda a movimentação também contou com a colaboração dos controladores de tráfego aéreo do NATS e da RAF.

O tráfego de aviões nos arredores dos Aeroportos de London City e Heathrow precisará ser interrompido por alguns minutos durante a demonstração aérea, declararam os militares, para a garantia da segurança de toda a operação.