Advertisement

Azerbaijan Airlines finaliza pedido de oito Boeing 787 Dreamliners

Boeing 787 Azerbaijan

A Boeing e a Azerbaijan Airlines anunciaram hoje que a companhia aérea encomendou oito 787-8 Dreamliners para apoiar o crescimento de sua frota de longa distância. Os jatos permitirão que a companhia aérea da Ásia Central abra novas rotas a partir do Azerbaijão e aumente a capacidade para o turismo.

Líderes de ambas as empresas, incluindo Jahangir Asgarov, presidente da Azerbaijan Airlines, e Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, celebraram o pedido em uma cerimônia de assinatura no hub da companhia aérea em Baku. Em julho de 2022, a Boeing e a Azerbaijan anunciaram o compromisso de comprar quatro 787, desde então, o pedido foi finalizado para oito aviões e não identificado no site de Pedidos e Entregas da Boeing.

“O desenvolvimento bem-sucedido da aviação civil do país tornou-se possível graças ao contínuo apoio e atenção do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. A assinatura de um contrato com a Boeing para a compra de modernos Boeing 787 Dreamliners de fuselagem larga é um passo importante na modernização da frota e aumento do nível de transporte aéreo da AZAL”, disse Asgarov.

Mais de 85 clientes em todo o mundo fizeram pedidos de mais de 1.600 787 Dreamliners, tornando o 787 o avião de corredor duplo mais vendido da história. Desde que entrou em serviço em 2011, a eficiência de combustível, a flexibilidade e o alcance da família 787 permitiram que as companhias aéreas abrissem mais de 350 novas rotas sem escalas, como a recente conexão da Azerbaijan Airlines entre Baku e Nova Delhi.

“O 787 ajudou a posicionar a Azerbaijan Airlines como a transportadora líder na Ásia Central, com a flexibilidade e capacidade do avião abrindo o Azerbaijão para o aumento do turismo e crescimento econômico”, disse Deal. “Por mais de 20 anos, desfrutamos de uma grande parceria com a Azerbaijan Airlines e este pedido de Dreamliners é uma prova da força de nossa família de produtos e do relacionamento entre nossas empresas”.

Construído com materiais compósitos leves e alimentado por motores avançados, o 787 Dreamliner pode transportar até 20% mais passageiros enquanto reduz o uso de combustível e as emissões em 25% em comparação com os aviões que substitui. O alcance do 787-8 atinge até 13.530 km em uma configuração típica de duas classes, permitindo que a Azerbaijan Airlines expanda sua rede na Europa, Ásia e além.

A Azerbaijan Airlines é uma das maiores companhias aéreas da Ásia Central, servindo 40 destinos em 25 países, com uma frota que inclui jatos Boeing 757, 767 e 787.

 

 

Via: Boeing

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.