Foto - Azul

Braço direito da Azul Linhas Aéreas criada em 2009, a Azul Cargo fez parte do plano de expansão da companhia, inovando o transporte rápido e seguro de mercadorias e sendo diferente em relação às demais logísticas existentes no mercado.

Certificada pela Anac para transporte de artigos perigosos, a Azul Cargo é responsável por aceitar e assegurar que cargas com grande valor ou de difícil transporte chegue até o seu destino sem colocar em risco a segurança do voo, honrando os princípios da companhia.

Foto – Azul

O diferencial do serviço é que além de fazer o transporte aéreo, também se encarrega pela entrega das mercadorias em pouco tempo na residência ou na empresa do destinatário.

Inicialmente a empresa utilizava dos porões das aeronaves de passageiros para fazer o transporte ligando todas as cidades atendidas pela companhia, após a alta no mercado de entregas a empresa decidiu pela aquisição de duas aeronaves exclusivas e dedicadas somente para o transporte de cargas.

Azul Linhas Aéreas Covid-19 pandemia Embraer 195 Porto Alegre
Foto: Azul Linhas Aéreas

Com os resultados positivos a empresa expandiu a frota, utilizando de outras aeronaves dedicadas apenas com cargas, além de ainda utilizar dos porões dos aviões de passageiros.

Atualmente a empresa se dedica em transportar mercadorias do “Mercado Livre”, insumos de remédios para câncer, insumos agropecuários, insumos de vacinas para Covid e dentre outros tipos de mercadorias.

Falando da frota da empresa, atualmente a Azul Cargo consegue adaptar suas frota conforme a necessidade e tipo de carga, como já é feito na linha aérea de passageiros.

Vamos conhecer um pouco das aeronaves:

Boeing 737

  • PR-AJY Boeing 737-48E(SF) 

Fabricado em 1997, voou pela Asiana Airlines sua primeira operadora e em seguida voou pela Miami Air, em seguida foi convertido para cargas e repassado para a Azul Cargo em 2018.

  • PR-AJZ Boeing 737-48E(SF)

Fabricado em 1996, voou pela Asiana Airlines sua primeira operadora e em seguida voou pela Miami Air, em seguida foi convertido para cargas e repassado para a Azul Cargo em 2018.

Embraer 195

  • PR-AYO Embraer EMB-195AR

Fabricado no ano de 2010 e entregue para a Azul Linhas Aéreas, ostentou as cores comemorativas da campanha contra o câncer de mama, a aeronave ficou muito famosa por participar de ações tendo toda a tripulação feminina, em 2020 foi convertida e pintada nas cores da Azul Cargo, na qual voa até hoje.

  • PR-AYK Embraer EMB-195AR

Fabricado no ano de 2010 e entregue para a Azul Linhas Aéreas, a aeronave foi convertida para cargo em 2020 e ainda ostenta as cores da linha aérea.

  • PR-AUK Embraer EMB-195AR

Fabricado no ano de 2015 e entregue para a Azul Linhas Aéreas, a aeronave foi convertida para cargo em 2020 e ainda ostenta as cores da linha aérea.

  • PR-AYJ Embraer EMB-195AR

Fabricado no ano de 2010 e entregue para a Azul Linhas Aéreas, a aeronave foi convertida para cargo em 2020 e no início de 2021 a aeronave retornou a malha de passageiros operando os 118 assentos.

  • PR-AXW Embraer EMB-195AR

Fabricado no ano de 2013 e entregue para a Azul Linhas Aéreas, a aeronave voou com passageiros até início de 2020, o AXW seguiu para estocagem na Europa e quase um ano após retornou para o Brasil. Foi convertido para cargueiro reintegrando a frota de Embraer.

 

Cessna C-208 Super Cargomaster

Três Aeronaves compõe a frota da Azul Cargo Conecta, todos tem capacidade de levar quase 1 tonelada de cargas.

  • PR-BAT Cessna C-208B Super Cargosmaster
Via Jetphotos: Guilherme Irber

Fabricado e entregue a Two Taxi Aéreo em 2010, em 2019 repassado para a Azul Conecta subsidiária da Azul Linhas Aéreas.

  • PR-IHP Cessna C-208B Super Cargosmaster
Via Jetphotos: Juan Cosmo | PSW Aviation

Fabricado e entregue a Two Taxi Aéreo em 2009, em 2019 repassado para a Azul Conecta subsidiária da Azul Linhas Aéreas.

  • PT-OZA Cessna C-208B Super Cargosmaster

Fabricado em 1991, voou no Brasil pela Abaeté e entregue para a Two Taxi Aéreo em 2011, em 2019 repassado a Azul Conecta subsidiária da Azul Linhas Aéreas.

 

Aerospatiale ATR 72-600

A aeronave faz parte de um grupo seleto da frota de ATRs que pode ser convertido de passageiro para full cargo. Em questões de uma hora todos os assentos são retirados, podendo levar até 6 Toneladas de Cargas.

  • PR-AKA ATR 72-600QC (Quick Changer)

Fabricado e entregue para a Azul em 2015, atualmente ostenta as cores tradicionais da Azul Linhas Aéreas.  

  • PR-AKB ATR 72-600QC (Quick Changer)

Fabricado e entregue para a Azul em 2015, atualmente ostenta as cores tradicionais da Azul Linhas Aéreas.  

  • PR-AKC ATR 72-600QC (Quick Changer)

Fabricado e entregue para a Azul em 2015, atualmente ostenta as cores tradicionais da Azul Linhas Aéreas.  

  • PR-AKD ATR 72-600QC (Quick Changer)

Fabricado e entregue para a Azul em 2015, atualmente ostenta as cores tradicionais da Azul Linhas Aéreas.  

  • PR-AKF ATR 72-600QC (Quick Changer)

Fabricado e entregue para a Azul em 2015, atualmente ostenta a pintura Rosa da campanha contra o câncer de mama.

DEIXE UMA RESPOSTA