Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Bagagens
Foto: ABEAR

Em meados de 2017 o mercado aéreo brasileiro adotou uma medida que é comum se ver em outras partes no mundo, a cobrança por bagagens despachadas que foi um divisor de água no mercado, no começo os passageiros não aprovaram muito a ideia estipulada pelo governo.

Atualmente está sendo mais aceito, principalmente por quem viaja a trabalho ou quem faz uma viagem rápida e que acaba adquirindo uma passagem simples sem o direito de despacho, até porque a proposta da época era que as companhias aéreas oferecessem um valor bem mais em conta por quem levaria só bagagem de mão.

Para que isso não ultrapassasse os limites de peso dos compartimentos internos, a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) juntamente com a ANAC estipulou regras para o transporte de bagagens de mão incluindo peso e medidas.

Para você se organizar e pagar mais barato separamos como cada companhia aérea faz sua cobrança e quais regras ela impõe sobre a bagagem de mão. Confira abaixo:

 

Azul

Azul

Na Azul Linhas Aéreas a tarifa Mais Azul já conta com uma peça de 23kg inclusa, a tarifa Azul cobrança é feita por peça de bagagem não sendo acumulativo de uma peça para outra.

O valor de despacho para aqueles que compraram a tarifa “Azul” segue a tabela listada abaixo:

As bagagens de mão, aquelas que vão a bordo da aeronave com você tem algumas limitações estipuladas pela companhia de acordo com o compartimento de suas aeronaves.

Especificações das bagagens de mão

 

GOL

A GOL Linhas Aéreas trabalha com quatro tipos de tarifas, Plus que contem uma peça de 23KG inclusa, e a MAX que dispõe de duas peças, a tarifa Promo e Light segue de acordo com a tabela a baixo, diferente das demais companhias a GOL faz a cobrança do excesso por KG excedido, confira:

Essa são as dimensões e peso das bagagens de mão em aeronaves da GOL.

 

LATAM Brasil

LATAM

Na LATAM as regras para despacho de bagagem é considerado 48 horas dentro ou fora do voo, e as tarifas Plus contem uma peça e a Top contem duas peças de 23KG, tarifas Promo e Light não contem nenhuma bagagem inclusa para despacho seguindo os valores abaixo:

No site da LATAM esta disponível um padrão de dimensões para bagagens de mão, e a única a mostrar dimensões para bolsas de artigos pessoais, que são as bagagens pequenas que vão embaixo da poltrona à frente.

 

VoePass

Passaredo VoePass

A Passaredo (VoePass), por sua vez, isenta os clientes da cobrança de bagagem na hora da compra da passagem aérea para as tarifas Basic, Plus e TOP, praticamente as aplicadas em todos os voos.

Toda bagagem de mão deverá estar dentro do peso e dimensões estipulados: 01 volume com até 10 kg e com dimensões máximas de até 115 cm, sendo 55cm x 40cm x 20cm.

As regras para bagagem despachada seguem a imagem abaixo:

 

 

Dica para você despachar sua bagagem!

Foto: Felipe Carneiro/Floripa Airport

Antes de despachar suas bagagem é aconselhável que você identifique bem sua bagagem com uma etiqueta com seus dados (nome endereço e telefone), personalizá-las com fitas coloridas, tag de viagens, para facilitar a visualização na esteira de bagagens no desembarque, evitando assim que outro passageiro pegue sua bagagem.

Também recomendamos que leve equipamentos eletrônicos (notebook, vídeo games, celular, tablet) joias, dinheiro ou algo de grande valor em sua bagagem de mão, em caso de extravio ou danificação as companhias não se responsabiliza para indenização.