• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Azul implementa software que torna os voos mais eficientes e reduz as emissões de CO2

Azul São Luís Miami Fort Lauderdale Belém Estados Unidos CCR Aeroportos Inteligência Artificial
Foto: Gabriel Melo - Aeroflap / Airbus A320neo Azul

A Azul tem o prazer de anunciar a implementação do SkyBreathe, software líder mundial em eficiência de combustível. O novo sistema de gerenciamento de combustível ajudará a companhia aérea a melhorar a eficiência e reduzir custos, rastreando e analisando com precisão o uso de combustível no solo e durante os voos. 

A plataforma de voo ecológico SkyBreathe 360° desenvolvida pela empresa francesa de tecnologia limpa OpenAirlines usa algoritmos avançados, IA e aprendizado de máquina para analisar automaticamente os bilhões de dados de voo gerados pelas 167 aeronaves operadas pela Azul.

O SkyBreathe também considera variáveis como condições climáticas, carga útil e rotas de voo para produzir métricas de combustível altamente precisas. Ao identificar as oportunidades de economia de combustível mais relevantes, o software orientado por IA pode levar a uma economia de combustível de até 5% e melhorar a eficiência geral das operações da Azul. 

A plataforma capacita cada membro da equipe de combustível – engenheiros de operações de voo, despachantes, engenheiros de manutenção, pilotos e pilotos-chefe – a implementar as melhores práticas de eficiência de combustível nas operações da companhia aérea.

A interface de fácil usabilidade foi projetada para que os operadores vejam rapidamente seus desempenhos ambientais reais e o potencial restante de economia de combustível para uma tomada de decisão rápida. Os pilotos também se beneficiam de um aplicativo móvel fácil de usar chamado MyFuelCoach para informar sobre cada melhor prática de economia de combustível aplicada durante um voo e se preparar para o próximo voo. 

“Estamos entusiasmados em lançar este sistema inovador de gerenciamento de combustível, que nos ajudará a reduzir os custos de combustível, mas também nos permitirá operar de forma mais sustentável”, disse Diogo Youssef, gerente de Engenharia e Despacho na Azul. 

“Criar um negócio sustentável é fundamental para nosso crescimento de longo prazo; para isso, estamos sempre trabalhando para reduzir o impacto no planeta. Este novo sistema é uma ferramenta fundamental para apoiar e permitir práticas de eficiência de combustível, para que possamos desempenhar todo o nosso papel no combate às mudanças climáticas”, completa. 

“Na OpenAirlines, levamos a sério nossa responsabilidade de ajudar a liderar os esforços da indústria da aviação para descarbonizar seus voos. Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a Azul, pois eles estão comprometidos com um futuro sustentável, é a primeira companhia aérea do Brasil a se juntar à comunidade SkyBreathe® e esperamos que inspire muitos mais a se juntarem a eles na corrida global para combater a crise climática“, diz Alexandre Feray, CEO e fundador da OpenAirlines. 

 

Via: Azul

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]