LATAM
Foto - Latam/Divulgação

Assim como acontece no exterior, a LATAM Brasil seguiu a tendência e iniciou a comercialização de uma franquia menor de bagagem em seus voos.

A nova opção de 15 kg complementa a franquia de 23 kg, que já existia anteriormente, mas poderia ser inadequada em termos de valores para clientes que planejam despachar o mesmo peso.

Como a LATAM faz a cobrança da bagagem despachada de acordo com a rota e demanda, o valor entre as franquia de 15 kg e 23 kg pode variar muito, mas mesmo nas companhias aéreas europeias, a opção de menor peso costuma ser desvantajosa. Na LATAM, a diferença é de cerca de 20% em alguns voos consultados pelo Portal Aeroflap.

Da mesma forma não é possível saber se a LATAM planeja aumentar em breve o valor da franquia de 23 kg, devido a nova opção para os seus clientes. 

Na LATAM o passageiro continua com direito garantido para transportar até 10 kg como bagagem de mão, levada consigo durante toda a viagem e armazenada nos bagageiros acima dos assentos (bins).

Em nota aos clientes, a companhia esclarece: 

“A bagagem de 15 kg está disponível para venda apenas em nossos canais digitais (web e app), no momento da compra da passagem ou depois, em Minhas viagens. Aplica-se para passagens adquiridas a partir de 10 de setembro de 2020. 

Você pode comprar esta bagagem até 6 horas antes da decolagem. Não é possível comprá-la no aeroporto, mas você pode adquiri-la através das nossas Lojas físicas ou ligando para o Contact Center.

Considere também:
– Você deve entregar a bagagem de 15 kg no balcão da LATAM no aeroporto para despachar ao bagageiro. Caso contrário, terá que pagar um valor extra.
– Você só pode comprar 1 peça de 15 kg por passageiro.
– Não está disponível para passageiros menores de 2 anos (bebês).”