Advertisement

Bélgica a poucos passos de escolher um novo caça para a defesa aérea do país

F-16 Polônia

A Força Aérea Belga irá decidir até o final deste mês qual será o próximo vetor que irá cumprir a missão de defesa aérea do país. A Bélgica tem atualmente uma antiga frota de caças F-16 que estão a serviço do país desde a década de 1980.

Segundo fontes, são dois caças que estão na disputa para ser comprado pela Bélgica, um é o europeu Eurofighter Typhoon, o outro o norte-americano de 5º geração, o Lockheed Martin F-35.

F-16 da Força Aérea da Bélgia esão a serviço do país desde a décade de 80.Foto/Divulgação Belgian Airforce Twitter

Caso o governo belga opte pelo F-35, o caça dos EUA ganharia mais um espaço no velho continente. Atualmente a Grã Bretanha, e Itália estão a todo vapor com algumas unidades do F-35 já nos respectivos territórios, além de outros países europeus que já estão ligados ao programa F-35.

A Lockheed Martin se pronunciou através de um porta-voz, neste pronunciamento foi dito que a Bélgica teria muito a ganhar compra do caça e que o país poderia entrar no programa global do F-35.

Já a concorrente BAE Systems, que coordena o caça Eurofighter Typhoon, disse algo similar a Lockheed Martin. Segundo eles a compra do Eurofighter pela Bélgica poderia colocar o país em uma possível parceria para produção de um novo caça europeu de última geração.

(Imagem Ilustrativa).Lockheed Martin F-35A da USAF

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.