Advertisement

Bell entrega o último helicóptero AH-1Z para os Fuzileiros Navais dos EUA

Bell AH-1Z Viper USMC Nigéria eua

Em uma cerimônia no Amarillo Assembly Center, a Bell Textron Inc., celebrou a entrega do 189º AH-1Z Viper ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC). A cerimônia marcou a conclusão das entregas de helicópteros da plataforma H-1 aos EUA. 

Ainda em 2018 a Bell já havia concluído a entrega dos UH-1Y Venom, de transporte utilitário. Com o repasse do último AH-1Z, o Programa de Registro (POR) H-1 é encerrado com 349 helicópteros entregues. 

“O primeiro lote de produção de H-1 do USMC foi encomendado em 1962, e eles mudaram a maneira como os fuzileiros lutam hoje”, disse Mike Deslatte, vice-presidente e diretor do programa H-1 na Bell. “Completar as entregas do AH-1Z e UH-1Y para o Corpo de Fuzileiros Navais adiciona mais um capítulo ao legado da plataforma H-1.”

Helicóptero Bell UH-1Y Venom USMC EUA Brasil Marinha
UH-1Y na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, RJ. Foto: USMC.

Os helicópteros da série H-1 são produzidos para os militares dos EUA dede 1959, começando pelo icônico Huey. A partir dele a Bell desenvolveu  AH-1 Cobra, o primeiro helicóptero de ataque dedicado da história. Em 1970, o UH-1N trouxe capacidades de dois motores para mais de 28 países e, em 1984, o AH-1W forneceu ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA maior capacidade de ataque.

Segundo a Bell, os AH-1Z e UH-1Y atuais são a combinação de helicópteros mais ágeis, móveis e resistentes usada pelo Departamento de Defesa. As plataformas tem 85% de comunalidade, as duas únicas aeronaves que compartilham tanta semelhança, proporcionando aos fuzileiros navais agilidade logística e custos operacionais reduzidos.

O AH-1Z atingiu a capacidade operacional inicial em fevereiro de 2011 e o UH-1Y atingiu a capacidade operacional inicial em agosto de 2008. A primeira implantação combinada de Viper/Venom com uma Unidade Expedicionária ocorreu em 2009.

AH-1Z Viper USMC Bell EUA
Helicópteros de ataque AH-1Z dos Fuzileiros Navais dos EUA. Foto: Bell.

“Os H-1 são fundamentais para o Plano de Aviação do Corpo de Fuzileiros Navais de 2022”, disse o coronel Vasillios Pappas, gerente do programa de helicópteros leves/de ataque (PMA-276). “Com o programa de registro dos EUA agora completo, os fuzileiros navais têm a flexibilidade de gerenciar e implantar os helicópteros com base nos requisitos atuais e futuros da missão, conforme estabelecido no início do programa”.

A linha de produção do H-1 ainda está ativa em apoio às vendas militares estrangeiras para aliados aprovados dos EUA. A Bell tem encomendas de AH-1Z para o Bahrein e fabricará oito UH-1Y e quatro AH-1Z para a República Tcheca em 2023.

Desde a primeira entrega dos AH-1Z e UH-1Y ao USMC,  a frota mista H-1 acumulou mais de 450.000 horas de voo em um amplo espectro de operações militares. A Bell promete continuar ações de suporte H-1 dos EUA com atualizações de letalidade, capacidade de sobrevivência e confiabilidade por meio de um plano de modernização de longo prazo que ajuda a garantir que a aeronave mantenha uma vantagem tática esmagadora por gerações.

Via Bell Textron 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AH-1Z, Bell, usaexport