Bell promove potencial VIP do tiltrotor V-22

V-22 VIP- Foto: Bell- Boeing

A Bell começou a promover uma versão VIP do tiltrotor V-22 que produz em parceria com a Boeing, projetada para missões de transporte de chefes de estado.

Até a presente data, a aeronave vendeu o Osprey exclusivamente para aplicações militares, principalmente para os EUA, onde é operado pela força aérea, corpo de fuzileiros navais e marinha; O Japão é o único cliente de exportação, com um pedido de 17 exemplos.

Mas a Bell acredita que a natureza “versátil” da plataforma poderia abrir oportunidades de vendas adicionais: “O transporte VIP é uma das muitas missões que o V-22 é capaz para clientes em potencial”, diz a empresa.

Embora nenhuma atividade de desenvolvimento esteja em andamento, Bell realizou “trabalho conceitual” para “avaliar algumas das opções disponíveis para os V-22s VIP dedicados”.

Versão Militar do V-22 Osprey:

MV-22B Osprey sobrevoa a Base da Força Aérea de Davis-Monthan- Foto: USAF

Em uma configuração padrão de transporte de tropas, o Osprey pode acomodar 24 pessoas em sua cabine. No entanto, os recursos visuais divulgados pelo fabricante mostram um layout VIP muito mais espaçoso, incluindo poltronas e um sofá para três pessoas.

“O VIP V-22 oferece os mesmos recursos de tiltrotor que oferecem a combinação única de velocidade e versatilidade que nenhuma outra aeronave de produção pode oferecer aos usuários”, acrescenta Bell.


No entanto, aqueles que esperam uma versão civil dedicada do Osprey provavelmente ficarão desapontados: o Escritório de Programa Conjunto do V-22 (JPO) diz que “não há planos atuais para certificar o V-22 para uso civil”.

No entanto, os governos que buscam um tiltrotor de chefe de estado ainda poderão adquirir um VIP V-22 através do processo de vendas militares estrangeiras dos EUA, confirma o JPO.

Futura versão VIP do V-22:

V-22 VIP- Foto: Bell- Boeing

Atualmente, a Agência de Cooperação em Segurança da Defesa dos EUA diz que 179 países e organizações internacionais são elegíveis para participar da atividade do FMS.

O V-22 continua sendo o único tiltrotor do mercado, embora a Leonardo Helicopters esteja desenvolvendo seu AW609, destinado a aplicações civis.

Fonte: Flight Global

 

DEIXE UMA RESPOSTA