Nesta semana (14/11) o Airbus BelugaXL visitou pela primeira vez o Aeroporto de Bremen, na Alemanha, atraindo uma grande quantidade de pessoas para ver o novo jato gigante da Airbus, que será responsável por transportar peças de aeronaves.

A aeronave foi transferida para Bremen como forma de realizar testes de carga e descarga de peças, que faz parte do processo de validação e certificação do avião.

A bordo da aeronave para o seu marco na aterrissagem no Aeroporto de Bremen, estavam os pilotos da Airbus Karl-Heinz Mai e Bernardo Saenz-Benito, acompanhados pelos engenheiros de testes de voo Jean-Michel Pin e Philippe Foucault, bem como pelo chefe Jean-Paul Tarantola.

A caminho de Bremen, o BelugaXL executou uma passagem de média altitude pela fábrica da Airbus em Hamburgo, na Alemanha , que também será parada regular nas rotações de transporte da aeronave. Além disso, sobrevoou a fábrica da Airbus na cidade alemã de Stade.

Antes deste voo a Airbus preparou o Aeroporto de Bremen para receber o BelugaXL, que tem maior tamanho em comparação com o antigo Beluga, visitante frequente do local.

A instalação de descarga de Belugas neste local industrial da Airbus foi adaptada ao tamanho da nova aeronave e o hangar de carga foi equipado com uma nova porta do tipo “enrolar”.

 

O Beluga XL


O Beluga XL foi lançado em novembro de 2014 para atender aos requisitos de capacidade de transporte para a Airbus, focando os anos após 2019. Para isso a Airbus usou uma plataforma já existente, o cargueiro A330-200F, o anterior era derivado do A300-600, um avião que já saiu de linha há anos.

O Beluga XL tem seis metros de comprimento a mais, um metro a mais de largura e um elevador de carga com capacidade para seis toneladas , isso comparando com a geração atual.

Quando operacional, a frota de cinco aviões do modelo Beluga XL irá assumir o transporte de seções completas de aeronaves da Airbus entre os locais de produção da empresa em toda a Europa, e as linhas finais de montagem na França, Alemanha e Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA