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Bermudas proíbe voos de praticamente todos os aviões comerciais da Rússia no mundo

Aeroflot Rússia

Neste domingo a Autoridade de Aviação Civil das Bermudas (BCAA) declarou a suspensão de todos os Certificados de Aeronavegabilidade (CoA) para aviões da Rússia. Cerca de 740 aviões serão impossibilitados de voar, visto que operam na Rússia com matrícula das Bermudas, devido à propriedade de empresas de leasing da Irlanda.

A Rússia até tentou contornar o problema, ao transferir indevidamente a matrícula de 180 aeronaves para a Rússia, mantendo o mesmo registro nas Bermudas, um procedimento de duplo registro proibido pela IATA. Contudo, os aviões serão imediatamente impossibilitados de voar internacionalmente.

“As sanções internacionais no setor de aviação tiveram um impacto significativo na capacidade de manter a supervisão de segurança em aeronaves operadas pela Rússia no Registro de Aeronaves das Bermudas. O sistema de aeronavegabilidade foi restrito ao ponto em que a Autoridade de Aviação Civil das Bermudas não pode aprovar com confiança essas aeronaves como aeronavegáveis”, declarou o primeiro-ministro e ministro das Finanças das Bermudas, David Burt.

A medida tem influência das recentes sanções que proíbem a venda de aeronaves ou peças para a Rússia, como resultado, a Airbus, Boeing e Embraer suspenderam o suporte aos aviões russos. A falta de segurança para aeronavegabilidade, devido a falta da certificação das peças, justificou a decisão do Governo das Bermudas.

Uma outra decisão, que suspendeu alguns bancos do sistema SWIFT, também pode justificar essa movimentação das empresas de leasing.

Muitas empresas de leasing exigem que a matrícula das aeronaves seja realizada nas Bermudas, pela falta de confiança sobre o setor jurídico da Rússia. A decisão garante uma possível apreensão das aeronaves, em caso de falta de pagamento ou outras ocasiões.

Contornando todos esses sistemas, as companhias aéreas da Rússia abdicaram de todos os seus voos internacionais, para evitar apreensões dos aviões, e confiscaram com a ajuda do governo um montante de US$ 10 bilhões em aeronaves.

Apenas 24, desses 740 aviões citados no início da matéria, foram recuperados pelas empresas de leasing. 

 

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: Certificado, problema, Rússia, usaexport