Boeing 727 Total

No último dia 02 de dezembro um Boeing 727-200 da Total Linhas Aéreas, de matrícula PR-TTP, registrou uma falha de motor enquanto operava um voo cargueiro de Guarulhos, em São Paulo, para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

A aeronave estava em nível de cruzeiro, já aos 19000 pés, quando o motor número 2, localizado na cauda, falhou e precisou ser desligado pelos tripulantes.

A tripulação, composta por dois pilotos e um engenheiro de voo, analisou os parâmetros do motor JT8D antes de optar por desligar o mesmo. Antes, os mesmos sentiram dois solavancos.

O avião pousou no Rio de Janeiro após 20 minutos do início da falha no motor, sem demais problemas e com o motor desligado. O Boeing 727 é equipado com três motores JT8D, e dependendo da condição, pode voar com um desses motores desligado.

O CENIPA do Brasil informou que a aeronave estava em voo de cruzeiro quando dois fortes solavancos fizeram a tripulação verificar seus instrumentos e identificar que os parâmetros do motor # 2 haviam mudado.

A tripulação trabalhou nas listas de verificação relacionadas, desligou o motor e continuou para um pouso seguro no destino sem mais incidentes.

O Boeing 727 citado foi fabricado em 1978 e desde então operou voo em diversas companhias. A primeira operadora da aeronave foi a Hughes Airwest, do famoso Howard Hughes.

 

Via – The Aviation Herald

 

DEIXE UMA RESPOSTA