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Boeing 737 MAX pode retomar voos comerciais somente em outubro

Boeing 737 MAX 8

Depois dos recentes problemas novamente com o software de voo do 737 MAX, mas agora durante os testes, a Boeing parece que adiou novamente a perspectiva de retorno aos voos comerciais da sua aeronave.

O Portal ATW, especializado em aviação, conseguiu uma nota da Boeing onde a fabricante cita que planeja certificar o 737 MAX até o fim de setembro deste ano.

Isso significa que a Boeing precisará de mais dois meses para corrigir um novo erro encontrado pela FAA, no software do avião.

“Estamos trabalhando com a atualização de software e as implicações potenciais para a linha do tempo para o retorno seguro ao serviço da frota do 737 MAX e a retomada das entregas do MAX. Nossa avaliação atual é que enviaremos nosso pacote final de certificação para a FAA no período de setembro”, disse um executivo da Boeing.

A Southwest já se antecipou, e cancelou os voos com o 737 MAX até outubro. A revisão mais recente cancelará cerca de 150 voos por dia, cerca de 4% do total de voos da empresa.

A Southwest tem 34 aviões 737 MAX 8 na sua frota, todos estão parados desde março deste ano, sem realizar voos comerciais.

 

Novos problemas

A FAA declarou que a Boeing precisará corrigir esse erro, e o voo de teste de certificação, marcado para o dia 08 de julho, foi cancelado. Agora a agência entra em um período de revisão de projeto, com duração de duas a três semanas, para definir um novo voo de certificação da aeronave.

Questionada sobre o novo risco, a Boeing disse que está “trabalhando em estreita colaboração com a FAA para que o Boeing 737 MAX consiga voar novamente com segurança”.

Cockpit do 737 MAX 8. Foto – Boeing/Leo Dejillas

A FAA e a Boeing recusaram comentar sobre os motivos da revisão, mas fontes informaram que um piloto de testes da FAA descobriu o problema durante uma simulação, onde o piloto colocava o avião em cenários de ativação intencional do MCAS, como uma condição onde o computador juntamente com o MCAS entram em ação para barrar um alto ângulo de ataque, em condição de pré-estol.

De acordo com as fontes, o sistema MCAS foi ativado, de acordo com o esperado pela Boeing, mas a aeronave demorou muito tempo para recuperar a sua estabilidade de voo.

Não ficou claro se a situação pode ser resolvida com uma atualização de software ou se esse problema é relacionado ao avião ou hardware do computador, mas a Boeing disse à FAA que acredita que o problema pode ser resolvido com uma atualização de software.

 

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Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: 737, 737-MAX, Boeing