Advertisement

Boeing 767 ‘Força Aérea Um’ de Israel sem transportar nenhuma autoridade está sendo estocado

por Aeroflap

Boeing 767 Israel

Israel tem um novo avião para Transporte VIP de seu presidente e também de outras autoridades, trata-se do Boeing 767 que foi reformulado e preparado para cumprir a função apelidada de ‘Força Aérea Um’.

Havia muita expectativa do país ter a aeronave a disposição, até mesmo para se deslocar em viagens oficiais com segurança e conforto. O Boeing 767 recebeu investimentos de US$ 241 milhões de dólares.

A aeronave recebeu melhorias e adaptações de segurança nos últimos anos e recebeu ao finak de 2021, o aval para voar oficialmente representando Israel. Apesar de tudo estar pronto, o avião não será utilizado.

O Ministério da Defesa de Israel anunciou na última semana que o avião irá ser estocado por algum tempo até que seja tomada uma decisão sobre o futuro do Boeing 767 presidencial.

O avião será levado para um Aeroporto no sul de Israel no qual possui uma base aérea, onde será preservado e colocado em estocagem de longo prazo. 

“O avião será armazenado no local enquanto é mantido até que seja tomada uma decisão sobre como será usado no futuro”, disse em comunicado.

A aeronave foi encomendada pelo ex-primeiro ministro e atual líder da oposição ao atual governo, Benjamin Netanyahu.

Na época, Englman disse que os custos por cada viagem que transportasse de 100 à 200 passageiros em um avião do porte do Boeing 767 custaria o dobro de um fretamento de um jato particular.

Porém Englman também disse que o novo avião presidencial é “uma clara melhoria em relação à situação anterior… no nível de segurança, incluindo defesa do avião e segurança da informação”.

Apesar disso, nem o atual presidente  Isaac Herzog e nem o primeiro-ministro Naftali Bennett irão utilizar do novo avião de Transporte VIP.

Em dezembro, quando o novo Boeing 767 ‘Força Aérea Um’ recebeu autorização para voar oficialmente por Israel, o chefe do sindicato da Israel Aerospace Industries Yair Katz, que possui ligação com o ex-primeiro-ministro disse:

“É absurdo que o esplendor da arte israelense esteja acumulando poeira no estacionamento. e não está sendo usado para o propósito para o qual foi desenvolvido pelos melhores engenheiros da IAI.”

Ainda não foram esclarecidos os motivos pela estocagem da aeronave, bem como quando será decidido o seu futuro.

 

 

Com informações do The Times of Israel.

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Aeronaves, news, usaexport

Sair da versão mobile