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Boeing aumenta capacidade de conversão do 737-800 para cargueiro com nova parceria

Boeing 737-800 BCF ANAC

Como os mercados expresso e de e-commerce continuam a impulsionar a forte demanda por produção e cargueiros convertidos, a Boeing anunciou hoje (05/05) uma nova parceria com uma empresa de manutenção, reparo e revisão (MRO) com base na Costa Rica para criar uma capacidade de conversão adicional para o 737-800 Boeing Converted Freighter (BCF).

A Boeing abrirá duas linhas de conversão do 737-800BCF com a Cooperativa Autogestionaria de Servicios Aeroindustriales (COOPESA) em Alajuela, Costa Rica.

Espera-se que a primeira das novas linhas de conversão seja inaugurada no início de 2022, com a segunda prevista para o final desse ano. 

A Boeing prevê que 1500 conversões de cargueiros serão necessárias nos próximos 20 anos para atender à demanda crescente. Destes, 1080 serão conversões de carroceria do 737-800BCF, com quase 30% dessa demanda vindo da América do Norte e América Latina.

“A COOPESA demonstrou a experiência técnica e o compromisso com a qualidade e execução necessários para nos ajudar a atender à crescente demanda dos clientes pelo 737-800BCF, inclusive nas Américas”, disse Jens Steinhagen, diretor de conversões de cargueiros da Boeing. “A Boeing tem o prazer de ter a COOPESA se juntando à nossa equipe de parceiros de MRO enquanto entregamos nossos cargueiros convertidos líderes de mercado para clientes em todo o mundo.”

“Estamos honrados que a Boeing tenha escolhido a COOPESA como um parceiro estratégico para fornecer serviços de conversão para o 737-800BCF”, disse Kenneth Waugh, CEO da COOPESA. “Estamos ansiosos para ajudar a Boeing a atender a demanda do mercado com a qualidade técnica e mão de obra qualificada que tem caracterizado a COOPESA em seus 58 anos de operação.”

Atualmente, a Boeing converte aviões de passageiros 737-800 em cargueiros em três locais: Boeing Shanghai Aviation Services (BSAS) em Xangai, China; Guangzhou Aircraft Maintenance Engineering Company Limited (GAMECO) em Guangzhou, China; e Taikoo (Shandong) Aircraft Engineering Co. Ltd. (STAECO) em Jinan, China.

Até o momento, o 737-800BCF ganhou mais de 180 pedidos e compromissos de 15 clientes em quatro continentes. Em março deste ano a unidade de número 50 do Boeing 737-800BCF foi entregue.

O 737-800BCF transporta 23,9 toneladas de carga a bordo, podendo realizar voos de 3750 km com esse peso. O jato convertido também oferece aos operadores uma tecnologia renovada, melhor eficiência de combustível e confiabilidade do que os cargueiros anteriores, visto que o projeto do 737 Next Generation tem várias diferenças em comparação com o Classic (veja mais sobre isso Clicando Aqui).

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: 737-800BCF, Boeing, Cargo, Cargueiro, usaexport