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Boeing converterá um MD-90 para testes do futuro avião de emissão liquida zero

Boieng x-66a

Em janeiro a NASA selecionou a Boeing e sua equipe industrial para liderar o desenvolvimento e os testes de voo de um avião de demonstração Transonic Truss-Braced Wing (TTBW) em escala real como parte do programa SFD.

O SFD foi designado como X-66A, ressaltando seu status como um programa de aviação experimental de vital importância. Este é o primeiro X-plane especificamente focado em ajudar a atingir a meta de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na aviação.

Para construir o X-66A, a Boeing está trabalhando com a NASA para modificar uma aeronave MD-90, encurtando a fuselagem e substituindo suas asas e motores. A aeronave de demonstração resultante terá asas longas e finas com motores montados embaixo e um conjunto de treliças aerodinâmicas para suporte.

O que é um avião X? São aeronaves e foguetes experimentais dos EUA projetados para testar e avaliar novas tecnologias e conceitos aerodinâmicos. Os X-planes anteriores da Boeing e das empresas legadas da Boeing testaram velocidade hipersônica, espaçonaves reutilizáveis, veículos aéreos de combate não tripulados e corpos de asas combinados.

Tecnologias avançadas como o SFD são uma das várias alavancas-chave que a Boeing acredita que serão necessárias para atingir a meta de emissão líquida zero da aviação comercial até 2050, além da transição de energia renovável, eficiência operacional e renovação da frota.

 

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Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Notícias, Setor Aéreo