Boeing entrega o F/A-18E/F Super Hornet de número 608 para a U.S. Navy

F-18E Super Hornet- Foto: Marinha dos EUA

A Boeing entregou à Marinha dos EUA o último F/A-18E/F Super Hornet Block II. A entrega aconteceu no último dia 17 de abril, e foi para o esquadrão Strike Fighter Squadron (VFA) 34, baseado na Estação Aérea Naval Oceana, na Virgínia.

Esta aeronave em questão foi a de número 608º da U.S. Navy, que já conta com 322 caças F/A-18E, assento único, e 286 caças F/A-18F, o modelo biplace (dois assentos).

Convés de voo do USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69) com operação de caças F-18 Super Hornet- Foto; U.s Navy

“A entrega desta última produção do Block 2 Super Hornet é […] um trampolim no caminho de evoluir continuamente nossas plataformas para atender às crescentes necessidades da Marinha dos EUA”, disse o capitão Jason Denney, gerente de programas da F / A-18 e Escritório do Programa EA-18 (PMA-265). “A entrega do Bloco 3 está apenas um passo atrás e as linhas de produção não perderão tempo, com os dois primeiros jatos de teste da Marinha dos EUA, Bloco 3, entregando nos próximos dois meses, seguidos pela entrega de 24 aeronaves E / F no próximo ano para nosso cliente internacional, Kuwait. ”

O Bloco II do Super Hornet foi iniciado em 2005. A fuselagem da aeronave é construída nas instalações da Northrop Grumman em El Segundo, Califórnia. A montagem final é concluída nas instalações da Boeing em St Louis.

F-18F Super Hornet prestes a ser lançado pelo sistema EMALS do Uss Gerald R Ford

Em efeito comparativo a versão Block I de 1997, a versão Block II trás o radar Active Electronically Scanned Array, displays de cabine maiores, sensores e aviônicos atualizados e maior alcance.

Mas, a compra de novos caças continua com a chegada da versão Bloco III do Super Hornet. Nesta versão se destaca a inclusão de um computador de missão mais rápido e um sistema de comunicações mais robusto, atualizações que podem controlar pelo caça aeronaves não tripuladas.

A aeronave também possui tanques de combustível diferentes, que transportam 1.590 kg de combustível extra e com uma vida útil de 10000 horas de voo.


Arte do F-18 Super Hornet Block III- Foto: Boeing

A entrega das duas primeiras aeronaves de teste devem acontecer nos próximos dois meses. Ao todo a USN comprou 72 unidades da nova versão do Super Hornet.

 

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