A Lufthansa apresentou hoje o primeiro Boeing 777-9X da sua frota, que está sendo montado em Everett, onde se localiza uma unidade de montagem final da Boeing.

Essa aeronave é a primeira, de 20 aviões deste modelo que a companhia encomendou. Ela não revelou se esse é o primeiro 777X de série sendo fabricado, pois há outros 9 aviões do mesmo modelo na Linha de Montagem Final de Everett.

A companhia ressaltou que planeja receber a primeira aeronave em 2020, mas a cliente de estreia até então é a Emirates. 

Na foto podemos observar que a aeronave já está com a fuselagem totalmente montada, e com a ponta dobrável em cada asa. Ao todo a fuselagem do novo 777-9X tem aproximadamente 77 metros de comprimento, é o jato de passageiros mais longo já produzido pela Boeing.

O 777-9X ainda vai receber a pintura padrão da Lufthansa, e os novos motores GE9X, que são os maiores do mundo atualmente para este seguimento de aviação comercial. Acabamentos externos estão sendo instalados.

 

Boeing 777X

O Boeing 777X conta com duas opções de aeronaves, a 777-8X é capaz de receber 350 assentos em configuração padrão de duas classes, seu alcance é de até 15000km. Já o 777-9X, a maior variante da família T7 até hoje, será capaz de receber 450 passageiros em uma configuração de duas classes, com autonomia para 13200km de voo.


O novo avião inclui a combinação de “muitas heranças do 777 e do 787”, disse Beezhold. “Fizemos a fuselagem mais larga do que a do -300ER, para assentos mais confortáveis e fileiras com até 10 assentos.”

O novo 777X exigirá menos impulso do que o -300ER porque terá uma asa mais eficiente. E essa asa é bastante longa – a envergadura do 777X chegará a 235 ‘5 “(71,8 metros). Por ser mais amplo do que os gates padrões dos aeroporto, o avião terá uma asa dobrável para reduzir a extensão para 212,7” (67,7 metros) quando em solo.

Beezhold explicou que a Boeing desenvolveu uma asa dobrável para o 777 original, mas provou ser um design excessivamente complicado, pois a parte dobrável incluía um aileron, sendo então arquivado em favor de uma asa tradicional.

O 777X tem uma “asa dobrável muito simples – o acionador da estrutura está totalmente dentro da asa”, disse Beezhold, acrescentando que as companhias aéreas queriam um projeto que exigisse pouca ou nenhuma manutenção especializada.

O 777-8X concorre diretamente com o Airbus A350-1000, enquanto o 777-9X está sozinho em sua classe de aeronave, e irá atingir uma necessidade por maior economia mas sem perder a capacidade de transporte. Até a data, o 777X acumulou 320 pedidos fixos e compromissos de seis clientes no mundo inteiro. A primeira entrega está programada para 2020.

A Boeing disse que o avião proporciona um consumo de combustível 12% menor e custos operacionais 10% menores do que os aviões concorrentes.

O primeiro voo desse 777X está previsto para 2019, da aeronave de testes que já foi montada. E a primeira entrega de uma aeronave de série está prevista para 2020.