Começou nos EUA a produção dos novos caças da Força Aérea do Qatar. Os primeiros dos 36 aviões F-15QA já estão na linha de montagem, fabricados pela Boeing.

Nessa primeira semana de agosto o vice-primeiro-ministro e ministro da defesa do país árabe, Mohamedal-al-Attiyah visitou a linha de montagem dos caças que defenderão o pequeno mas riquíssimo território do Qatar.

A versão designada pela Boeing juntamente com o país árabe é a F-15QA, a sigla que faz parte do nome é justamente a designação especial para a Força Aérea do Qatar. O novo caça do país é na verdade o F-15 Advenced Eagle, uma versão do F-15 atualizada que conta com sistema de voo fly-by-wire, sistemas de combate para guerra eletrônica e um novo radar do modelo APG-63 (v).

Essa versão do F-15QA é a mesma que também está sendo feita pela Boeing para equipar a Real Força Aérea da Arábia Saudita, esse país árabe terá a designação F-15SA para os seus Advanced Eagle.

O valor total dos 36 F-15QA giram entorno dos US$ 12 bilhões. Segundo informações veiculadas pelo país na época da assinatura do contrato, os novos caças irão desempenhar funções de proteção do território, aumentar a interoperabilidade entre as forças dos EUA e do Qatar e lutar contra o terrorismo na região do Oriente Médio.