A Boeing realizou hoje (30/04) o primeiro voo da segunda unidade de testes do Boeing 777-9X, de matrícula N779XX. Desta forma a Boeing está comprometida em acelerar a certificação do 777-9X.
O WH002 decolou pouco depois das 11h00 horas, horário de Seattle, rumo a Spokane, onde voou junto com o primeiro 777X (WH001, N779XW).
Veja os voos realizados hoje por esse 777X Clicando Aqui.
O capitão Ted Grady, piloto do projeto 777X, e o capitão Van Chaney, piloto de testes do 777/777X, voaram por 2 horas e 58 minutos no total.
A Boeing realizou o primeiro voo do 777X no dia 25 de janeiro, com a primeira unidade de testes da aeronave, que já cumpriu 100 horas de voo desde então.
Apesar da crise, até o final do segundo trimestre, quatro aviões Boeing 777X devem estar voando (WH001, WH002, WH003, WH004), realizando voos de teste durante a campanha de certificação.
The second Boeing #777X N779XX taking off from Paine Field on its first flight today pic.twitter.com/tjNLK6oczc
— Jennifer Schuld (@JenSchuld) April 30, 2020
O Boeing 777X conta com duas opções de aeronaves, a 777-8X é capaz de receber 350 assentos em configuração padrão de duas classes, seu alcance é de até 15000 km. Já o 777-9X, a maior variante da família T7 até hoje, será capaz de receber 450 passageiros em uma configuração de duas classes, com autonomia para 13200 km de voo.
O Boeing 777-9X tem 76,7 metros de comprimento, e aproximadamente 71 metros de envergadura.
Com quase 6 metros de largura internamente, o novo 777X será capaz de receber uma configuração com até 11 assentos por fileira na Classe Econômica, geralmente na distribuição 3-5-3.
Até esta data, o 777X acumulou mais de 340 pedidos fixos e compromissos de seis clientes no mundo inteiro.