Boeing 737 MAX 7 BBJ
Foto: Preston Fiedler

A Boeing está avançando nos últimos passos para entregar o primeiro 737 MAX 7 da versão BBJ, focada especialmente em ser um jato executivo com grande alcance de voo.

A aeronave será entregue para a Seacons Trading Ltd, que optou pelo 737 MAX 7 BBJ em 2018. O grande destaque desta versão BBJ é o alcance de 12964 km, o maior para uma aeronave da família 737, entre todas as gerações.

As fotos foram tiradas em Renton (WA) onde a Boeing fabrica as aeronaves 737 MAX. O interior de luxo personalizado é instalado em outro local, ao contrário dos aviões de aviação regular.

Da nova família BBJ o 737 MAX 7 é o menor, e com maior alcance devido ao menor peso.

Além disso, especialmente a versão BBJ recebeu uma alteração para conseguir voar a 43000 pés, através de uma maior pressão de cabine. A Boeing precisa ainda certificar essa versão BBJ, que tem essa alteração e também nos tanques de combustível.

Provavelmente este 737 MAX 7 BBJ que está na imagem em destaque será o responsável pela certificação adicional, aproveitando a experiência do 737 MAX 7 para complementar a certificação.

Por ser uma versão BBJ, essa aeronave será equipada com um interior totalmente personalizado, provavelmente com extensas mesas e algumas camas a bordo. Alguns clientes solicitam até mesmo chuveiros nos banheiros, com água quente.

 

Fuselagem alongada do Boeing 737 MAX 7

Em 2016 a fabricante americana anunciou mudanças no projeto do MAX 7, devido ao pedido de diversos clientes para a Boeing realizar alterações na capacidade e tornar a aeronave ainda mais rentável.

“Nós avaliamos o mercado. Os clientes disseram que um avião maior é algo que gostariam neste momento”, disse Keith Leverkühn, vice-presidente e gerente geral para a linha 737. O Boeing 737 MAX 7 irá ganhar mais 12 assentos em sua capacidade total.

O redesenho também será para a versão BBJ, que irá atender o mercado VIP, e contará com uma grande alcance de 13900 km, semelhante ao do Gulfstream G650ER. A Boeing lançou o 737 BBJ MAX 7 durante a Farnborough Airshow 2016.

Originalmente o Boeing 737 MAX 7 e 737 MAX 8 compartilhavam a mesma envergadura, mas o último teria uma asa com maior volume interno, para poder transportar mais combustível. Porém a Boeing alterou o projeto do MAX7 para ter maior capacidade de combustível, que irá compensar o maior peso da fuselagem alongada, disse Leverkühn.

737
Fonte – FlightGlobal

A fuselagem em si foi alongada 1,17 m na parte frotal, e 76cm após a asa, na parte traseira da fuselagem, afirmou Leverkühn. O peso máximo de decolagem subirá de 70.300 kg para cerca de 80.300 kg, e para isso a Boeing utilizou o trem de pouso do 737 MAX 8. O 737 MAX 7 também recebeu mais duas janelas de emergência, assim como no MAX 8.

Em alguns aspectos, o 737 MAX 7 revisado restaura um equilíbrio perdido com a chegada da série 737 NG, em 1998. Naquela época, a Boeing alongou o 737-800 para acrescentar duas fileiras de assentos em comparação com o 737-400, mas a capacidade do 737-700 ficou idêntica a do 737-300, relatou Randy Tinseth, vice-presidente de marketing da Boeing.

O novo 737 MAX 7 segue o exemplo de mercado. Enquanto o 737-300 pode acomodar até 149 em uma configuração densa, de corredor único, o 737 MAX 7 poderá transportar perto de 172 passageiros utilizando o mesmo padrão, disse Leverkühn. Enquanto isso o MAX 8 terá a versão para até 200 passageiros, chamada de MAX 200.

 

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