Advertisement

Boeing se compromete a entregar aviões comerciais prontos para voar com combustíveis 100% sustentáveis até 2030

Boeing

A Boeing está estabelecendo uma meta ambiciosa para promover a sustentabilidade de longo prazo da aviação comercial, comprometendo-se a entregar aeronaves comerciais capazes e certificadas para voar com combustíveis de aviação 100% sustentáveis até 2030.

A Boeing já realizou voos de teste bem-sucedidos, substituindo o combustível de aviação baseado em petróleo por combustíveis 100% sustentáveis, ​​para enfrentar o desafio urgente das mudanças climáticas.

De acordo com o Air Transport Action Group, o Departamento de Energia dos EUA e vários outros estudos científicos, os combustíveis de aviação sustentáveis ​​reduzem as emissões de CO2 em até 80% ao longo do ciclo de vida do combustível, com potencial para chegar a 100% no futuro. 

O compromisso da Boeing é determinar quais mudanças são necessárias para que seus aviões comerciais atuais e futuros voem com combustíveis 100% sustentáveis ​​e trabalhar com as autoridades regulatórias e em toda a indústria para aumentar o limite de mistura para uso expandido.

Hoje, os combustíveis de aviação sustentáveis ​​são misturados diretamente com o combustível de aviação convencional até uma mistura de proporção 50/50 – o máximo permitido pelas especificações atuais do combustível. 

Para cumprir o compromisso da aviação de reduzir as emissões de carbono em 50% em relação aos níveis de 2005 até 2050, os aviões precisam ser capazes de voar com combustíveis de aviação 100% sustentáveis ​​bem antes de 2050. 

 Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, disse que “Nossa indústria e clientes estão comprometidos em lidar com as mudanças climáticas, e os combustíveis sustentáveis ​​para aviação são a solução mais segura e mensurável para reduzir as emissões de carbono da aviação nas próximas décadas.”

A Boeing foi pioneira em tornar os combustíveis sustentáveis ​​para aviação uma realidade, fazendo parceria global com companhias aéreas, indústria, governos e instituições de pesquisa para expandir suprimentos limitados e reduzir o custo dos combustíveis. 

Em 2018, o programa de testes com o Boeing ecoDemonstrator fez o primeiro voo comercial de avião do mundo usando combustíveis 100% sustentáveis ​​com um 777 Freighter, em colaboração com FedEx Express. 

Atualmente, a companhia conta com outro ecoDemonstrator, um 787-70 da Etihad. 

787-10 ecoDemonstrator. Foto: Boeing.

Os combustíveis sustentáveis ​​para aviação podem ser produzidos a partir de uma ampla variedade de matérias-primas, incluindo plantas não comestíveis, resíduos agrícolas e florestais, resíduos domésticos não recicláveis, gases de plantas industriais e outras fontes. 

A sustentabilidade dos combustíveis é assegurada por meio de certificações de sustentabilidade fortes e confiáveis ​​por meio de organizações terceirizadas, como a Mesa Redonda sobre Biomateriais Sustentáveis.

Via Boeing

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Boeing, Sustentabilidade, usaexport