Faz alguns anos que a Boeing está falando sobre criar uma nova aeronave, desenvolvida do zero assim como o 787 Dreamliner. O conceito chamado de NMA, inicialmente para ser um produto entre o 737 MAX e o 787, mudou de configuração várias vezes, e agora a Boeing voltou a concentrar seus esforços em uma nova aeronave.

A informação foi confirmada pelo próprio presidente da Boeing, Dave Calhoun, que fez uma pequena menção à próxima aeronave e ressaltando que estão desenvolvendo os conceitos para o “NMA”, que agora parece mais um substituto do 737 MAX.

“Estamos começando a lançar as bases [da nova aeronave]”, disse Caulhoun na conferência com os investidores.

Mais detalhes não foram apresentados pelo executivo, que continua a ressaltar o estudo da Boeing para desenvolver uma aeronave de nova geração. A Airbus, por exemplo, está avançando a largos passos para a próxima geração, que provavelmente não terá a tão esperada propulsão a hidrogênio.

Segundo o site Aviation Week, a fabricante americana estaria buscando desenvolver um projeto totalmente novo para concorrer diretamente com o Airbus A321neo. 

O chamado Novo Avião de Porte Médio(NMA), a nova família seria com variantes de 3 aeronaves, indo do tamanho do atual 737 MAX 8 até o 787-8. Chamadas atualmente de NMA-5, NMA-6, NMA-7. 

Projeção: Leeham News

As fabricantes de motores confirmaram nos últimos meses que estão conversando com a Boeing para a principal base, a propulsão da aeronave. A Rolls-Royce trabalha em um conceito com engrenagens de redução, que promete reduzir em 20% o consumo de combustível, a GE aposta no Open Rotor para reduzir em até 25% o gasto das companhias aéreas com o combustível.

 

Boeing 777X Cargueiro

Boeing 777X Aeronaves

Com a alta no mercado de cargas, a Boeing iniciou os estudos internos para criar uma versão freighter da sua “nova” aeronave de grande porte, o 777-9X.

Na realidade, a Boeing prepara uma reação para às intenções da Airbus de lançar um cargueiro com base no A350-1000. A fabricante norte-americana ainda está estudando o lançamento do 777X dedicado para o transporte de cargas.

Fontes do setor apontam que a Boeing pode realizar o lançamento desta versão em novembro deste ano, com uma encomenda da Qatar Airways que cobre o custo de adaptações do projeto.

O novo avião pode ser até 12% mais econômico em comparação com os atuais 777F da em atividade. Além disso, a nova versão com base no 777-8X pode levar 40 toneladas a mais de carga, em comparação com o atual 777F, subindo a capacidade para perto de 150 toneladas.

A Qatar Airways declarou que tem interesse em lançar uma versão cargueira do Boeing 777X, pouco após realizar uma encomenda para o atual 777F.

DEIXE UMA RESPOSTA