O Airbus ACJ319ceo da Força Aérea Brasileira, mais conhecido como avião presidencial, ganhará novas cores através de uma escolha do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

A primeira ideia foi apresentada ontem (14/08) pelo Presidente da Embratur, Gilson Machado, mas ele declarou que essa foi uma ideia do próprio Bolsonaro.

“Queria mostrar em primeira mão o que é um presidente da República preocupado com turismo no Brasil. Faz quanto tempo que o Brasil tem avião presidencial? Desde antes de Juscelino. Antes, nenhum presidente esteve preocupado com a divulgação do país no exterior. Essa ideia não é minha. Nem do ministro do turismo. Mas de Jair Messias Bolsonaro”, disse Machado.

A nova pintura vem com mais cores para a parte central da aeronave, além de diversas imagens dos principais pontos turísticos do Brasil, do Sul ao Norte. 

Não há informações de essa pintura será realizada durante o período necessário de renovação da mesma, a cada 7 anos, em média. O avião presidencial brasileiro está em serviço desde 2005, e foi encomendado devido a uma necessidade do governo de deixar de fretar aeronaves para voos internacionais, na época o Boeing 707 “Sucatão” já não servia o transporte presidencial pela baixa confiabilidade.

A319CJ presidencial do GTE.

As cores atuais foram estabelecidas para o ACJ319, naquela época, e representam uma primeira mudança desde a entrega da aeronave.

Vale ressaltar que nos Estados Unidos o presidente Donald Trump realizou o mesmo ato, indicando uma nova pintura para o novo avião presidencial dos EUA, dois Boeing 747-8i.