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British Airways deixa de operar com o Boeing 767

Neste domingo (25/11), a British Airways realizou o seu último voo com uma aeronave do modelo Boeing 767.

O último voo do Boeing 767-300ER na frota da British Airways foi realizado com a aeronave de matrícula G-BZHA, fabricada em 1998 e com cerca de 20 anos de uso, sempre pela British.

A última rota foi entre Larnaca, no Chipre até Londres, pousando por volta de 22h25 (horário local). O avião estava equipado com duas classes, e 244 assentos no total. 

No total a British Airways operou nos últimos 28 anos com trinta aviões desse modelo, e iniciou a substituição há alguns anos pelo Boeing 787. A companhia também já operou uma frota considerável do Boeing 757, mas já aposentou essas aeronaves.

Voltando alguns anos, em 1987 a British optou pelo Boeing 767-300ER, em uma concorrência direta com o Airbus A300-600R, pela modernidade, semelhança com o 757 e a opção de um motor Rolls-Royce como propulsor, o RB211, impopular mas muito usado no Lockheed Tristar.

A primeira aeronave foi entregue em 1990 e durante muito tempo foi a opção mais econômica da companhia em voos de média distância.

Desde que a British Airways operou seu primeiro 767 , em fevereiro de 1990, em um breve voo para Paris, a frota de aeronaves completou mais de 425.000 voos comerciais. Frankfurt era a rota onde os entusiastas podiam encontrar o 767 com mais frequência, com a aeronave completando quase 15.000 voos de ida e volta do aeroporto, mas a aeronave também foi usada para servir rotas de Abu Dhabi, para Calgary e Nova York.

Embora tenha sido utilizado inicialmente para viagens de longa distância, nos últimos anos o 767 foi reconfigurado para uso em voos de curta distância, incluindo Atenas e Larnaca, bem como em algumas rotas domésticas.

A aposentadoria acontece quando a British Airways olha para o futuro de sua frota. Apenas alguns dias atrás, a companhia aérea recebeu seu 30º Boeing 787 Dreamliner – a mais nova aeronave de sua frota. Não só o Dreamliner é cerca de 40% mais silencioso que outras aeronaves, mas também utiliza 20% menos combustível do que aeronaves de tamanho similar. Isso significa uma redução nas emissões de dióxido de carbono e óxido de nitrogênio.

Mas não é apenas o 787 que está sendo adicionado à frota da British Airways. No final do ano, a companhia aérea receberá outra aeronave pioneira – o primeiro Airbus A350, parte do investimento de 4,5 bilhões de libras da companhia para os clientes nos próximos cinco anos.

“O 767 foi uma parte brilhante de nossa frota, percorrendo algumas de nossas rotas mais populares e oferecendo aos clientes o que era um serviço líder do setor em seu tempo. E isso acontece quando o 767 final deixa a frota e façamos a 30ª entrega de outra aeronave líder do setor, a 787, que oferece aos clientes uma experiência excepcional nos céus”, afirma o capitão Al Bridger, director de operações de voo da British Airways.

 

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