British Airways envia os primeiros Airbus A380 ao cemitério de aeronaves na Espanha

Foto - Nick Morrish/British Airways

O Aeroporto de Turel na Espanha recebeu nessa semana os primeiros Airbus A380 da British Airways para longo período de armazenamento. Entre eles, a 1ª aeronave A380 recebido pela companhia britânica, o de matrícula G-XLEA, juntamente com seu ‘irmão’ o G-XLEB.

A British anunciou que pelo menos 4 Airbus A380 seriam enviados para Turel para um longo periodo de armazenamento. Atualmente a maioria dos Airbus A380 da companhia estão no Aeroporto de Chateauroux, algumas dessas aeronaves estão passando por manutenções. 

Os Airbus A380 se juntarão aos Boeings 747 da British que ficaram por Turel, entretanto os jatos americanos não irão mais retornar as operações. Há também outros Airbus A380 da Air France, esses não retornaram a voar pela companhia francesa. 

O G-XLEA possui cerca de 8 anos de idade, seu ‘irmão’ tem 7,8. Ambos são as aeronaves mais antigas da frota, o que poderia ser um fator diferencial para a British decidir aposenta-las mesmo com uma idade consideravelmente boa.

Fato é que o ano de 2020 foi muito ruim para o Airbus A380, mais de 80% deles não estão voando. Companhias como a Air France, que utilizaram o modelo e operam no mesmo país que os fabricam, aposentaram o modelo e investiram em aviões bimotores como o Airbus A350.

DEIXE UMA RESPOSTA