Cmte bruce Dickinson e ao fundo o glorioso Ed Force One- Foto Copyright by Jonh McMurtrie

No sábado dia 22 de junho aconteceu na Campus Party Brasília 2019 a principal palestra do evento tecnológico. Estamos falando do multiprofissional Bruce Dickinson, que tem como principal destaque seu trabalho como vocalista da banda inglesa de Heavy Metal, Iron Maiden.

Contudo, Bruce estava lá para falar mais de empreendedorismo, inovação e tecnologia,rock e banda foi tema banda abordado pelo consagrado vocalista, mas em uma visão de empreendedorismo, afinal pelo porte da banda é uma forma de empreender.

Em sua palestra na Campus Party, Bruce motivou a todos dizendo que busquem o que realmente querem, e também disse que “a vida é bem difícil”, e usou o exemplo do câncer que teve na boca em 2015. Em seu relato o astro do rock disse que focou sua atenção outras atividades e para contornar a complicada situação.

Além de vocalista e piloto, Dickinson é mestre cervejeiro, ator, roteirista, esgrimista e historiador.

Ao falar de cerveja, Bruce falou sobre a Cerveja oficial da banda, a The Tropper, o ilustre palestrante disse dos desafios de colocar uma cerveja no mercado que fosse diferente das demais e ainda disse que irá ter uma cerveja The Tropper especial para o Brasil, mostrando assim que ele é atento em empreender.

The Tropper Bear- Foto da Web

“Eu sou um fã de cerveja inglesa tradicional, eu pensei que tinha morrido e ido para o céu quando nos pediram para criar nossa própria cerveja. Eu tenho que dizer que eu estava muito nervosa: Robinsons são as únicas pessoas que eu tive para fazer uma audição em 30 anos. A mágica deles foi criar o casamento alquimista de sabor e textura que é TROOPER. Eu adoro isso”, diz Bruce sobre a cerjeva The Tropper. (Retirado do site Iron Maiden Bear)

O Piloto e Empresário da Aviação:


Bruce durante a palestra na Campus Party 2019

Deixando um pouco de lado a bem sucedida carreira como vocalista do Maiden, Bruce dentre as demais profissões, é piloto e tem em empresa voltada para aviação no Reino Unido.

O inglês de 60 anos é dono da Cardiff Aviation, a empresa foi criada em 2012 e hoje já tem mais de 100 funcionários.

Com sede em Gatwick, Luton, Stansted, cerca de 20 minutos de voo a partir de Londres, a Cardiff Aviation ainda tem uma pista própria de 1825 metros e tem como especialidade a manutenção, reparos e revisão (MRO) de aeronaves família A320 e B737, além de oferecer treinamento a pilotos de companhias aéreas.

Bruce Dickinson durante a Campus Party Brasília 2019
Palestra de Bruce na Campus Party 2019

Durante uma época que a banda estava de férias e Bruce estava tirando os devidos brevês, o vocalista inglês trabalhou na empresa Astraeus Airlines, onde foi piloto e diretor de Marketing. A empresa foi fundada em 2008 e durou até o ano de 2011. Neste período a banda usava um Boeing 757, conhecido com Ed Force One (Ed devido ao “mascote” da banda ED). A aeronave era da empresa Astraeus e com o fechamento da mesma a banda precisou procurar outra aeronave. A experiência de Bruce como piloto do Ed Force One, bem como a turnê mundial da época foi mostrada a partir de um documentário que pode ser visto abaixo: 

 

Ed Force One:

Ed Force One decolando de Brasília para Fortaleza, (2016)

Existem aeronaves ícones no mundo, como por exemplo o Air Force One, o avião oficia ldo presidente dos EUA. E existe também o Ed Force One, o avião oficial do Maiden que é comandado pelo Comandante Bruce.

Como já foi dito nos anos de 2008 a 2011 a banda teve como Ed Force One, um Boeing 757 que rodou o mundo com a banda e equipamentos.

IRON MAIDEN – the final frontier 2011

Com a “aposentadoria” do Boeing 757 era preciso um novo avião e assim foi escolhido um Boeing 747 para ser a aeronave da turnê do então novo álbum, The Book Of Solo.

A turnê começou em 2015 e acabou em 2017, e passou aqui pelo Brasil e sim o Cmte Bruce tirou carteira para pilotar o clássico avião da Boeing também conhecido como “Queen of Skies”

Ec Force One decolando da 11L do SBBR rumo ao SBFZ (2016)

A Turnê rodou o mundo em 2016. Porém houve um incidente em Santiago, Chile. Na hora do push back houve algum erro e 747 “atropelou” o trator de reboque danificando assim dois motores do grande Boeing. A banda seguiu de jato para Brasília-DF onde seria o próximo show.

A produção da banda aliada a empresa do setor aeronáutico correram contra o tempo para trocar o motor e repara os danos, pois a turnê iria continuar e precisaria do avião, até mesmo pelo gasto investido na aeronave o pelo tamanho da turnê que necessitava de uma aeronave maior que o antigo Boeing 757.

Apesar do prazo apertado, conseguiram trocar as carenagens dos motores danificadas e o Boeing 747 pousou em Brasília-DF no dia do show do Maiden e no dia seguinte seguiu com a banda para Fortaleza, sob comando de Bruce Dickinson.

 

Vídeo especial sobre o Ed Force One:

O Iron Maiden está desde 2018 com a turnê Legacy Of The Beast Tour, que conta com os maiores clássicos da banda como Aces High, Flight Of Icarus, The Trooper, Fear of The Dark, Hallowed Be Thy Name e The Number of the Beast, dentre outros.

Esse show é um verdadeiro espetáculo do metal e principalmente para os amantes da aviação. A primeira música (Aces High), tem um Spitifre (clássico caça inglês da RAF, na segunda Guerra Mundial) preso por cabos e Bruce vestido de piloto canta a música que tem uma letra sobre aviação.

Banda toca Aces High comomúsica de abertura da turnê Legacy Of The Beast. A música que tem uma letra sobre aviação tem essa réblica se um caça Spitfire- Foto: Iron Maiden

A Turnê Legacy of the Beast passará pelo Brasil esse ano em três cidades, no Rio de Janeiro (Rock in Rio), em São Paulo e em Porto Alegre.

Não se sabe ao certo a aeornave que a banda está usado. O Ed Force One ficou com o grupo inglês até o fim da turnê passada e foi devolvido a empresa que o alugou.

 

A Campus Party

O evento aconteceu entre os dias 19 a 23 de junho no estádio Mané Garricha em Brasília e reuniu mais de mais de 100 mil pessoas, 350 horas de atividades, 300 palestrantes, 200 palestras e 110 workshops. 

O evento é um verdadeiro encontro de amantes da computação, tecnologia e inovação. Palestras acontecem a todo o momento envolvendo empreendedorismo aliado a tecnologia, novas formas e métodos são criados e mostrado. 

Essa é a terceira vez que o evento acontece na capital federa. O evento também acontece em São Paulo, onde até hoje é o maior evento da Campus Party Brasil. Esse ano terão outras edições da Campus, como por exemplo em São Paulo, Natal, Goiânia, Maringá e Manaus.

A 4º edição da Campus Party Brasília já tem data marcada será em 2020, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

“A Campus Party Brasília ganhou um tamanho e uma proporção que superou todas as nossas expectativas iniciais. Construímos esse evento em parceria com mais de 125 comunidades parcerias, que nos ajudaram a pensar em temáticas e atrações que contemplassem os mais diversos gostos e interesses. Saímos imensamente satisfeitos e começamos, desde já, a pensar na edição de 2020“, conta Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.

Na Arena também ocorreram os Hackathons, maratonas de conhecimento cujo objetivo era o de desenvolver soluções tecnológicas para o bem da humanidade. Nos cinco dias de evento, foram realizados 5 desafios: Hackathon Desafio Zé Gotinha,parceria com o Ministério da Saúde focada no fortalecimento da vigilância e aumento da cobertura vacinal; Hackathon Aprender Bem, focado em criar soluções para a promoção de Metodologias Ativas para Educação; e Hackathon Tempo de Ação, que teve três temas: Inclusão & Proteção da Mulher do DF, Turismo e Transparência.

Dicas do Editor:

Já que falamos bastante sobre Irion Maiden deixo aqui algumas sugestões de músicas desta clássica banda, que é uma das minhas preferidas dentro do cenário Rock N´Roll

1- Aces High

2- The Tropper

3- The Number of The Beast

4- Flight Of Icarus

5- Revelations

6- Tears of The Dragon ( Carreira solo do Bruce)

 

Fontes de apoio: Iron Maiden Web Site/ Cardiff Aviation/ Campus Party