AV-8B Harrier da Us Navy- Foto: USMC via Pinterest

Um caça AV-8B Harrier da US Navy caiu nesta segunda-feira (20/05) em uma área de mata, perto de Havelock, Carolina do Norte. O piloto conseguiu ejetar e foi levado ao hospital mis próximos para avaliações médicas.

O AV-8B Harrier era uma aeronave pertencente ao esquadrão 2ª da Marinha em Cherry Point, também localizado no estado da Carolina do Norte.

Fotos tiradas pelo Departamento de Transporte da Carolina do Norte (NCDOT), mostram os destroços do Harrier em chamas, em meio as árvores do local da queda, as equipes de regaste chegaram rapidamente ao local para resgatar o piloto.

Parte traseira do AV-8B Harrier acidentado- Foto: NCDOT

Com esse acidente o número de acidentes com aeronaves militares no EUA sobe para quatro. O último foi a três antes envolvendo um F-16 da Guarda Aérea que é subordinada à USAF.

O Harrier foi introduzido na US Navy em 1981. Mas foi em 1967 que o Harrier fez o primeiro voo sob comando dos britânicos, o grande diferencial do avião de ataque é a capacidade de pouso e decolagens verticais (V/ STOV). O caça foi usado em alguns conflitos, o mais famosos onde o Harrier teve participação foi a Guerra das Malvinas, entre britânicos e argentinos em 1982.