Rafalae danificado após colisão com cabos de energia. Foto: Força Aeroespacial Francesa.

Um caça Dassault Rafale da Força Aeroespacial Francesa (Armée de l’Air et de l’Espace) sofreu danos graves após colidir com cabos de energia durante um treinamento de voo em baixa altura. 

O incidente envolvendo dois Rafales do 4º Esquadrão de Caça (4e Escadre de Chasse) ocorreu na última quarta-feira (17). Durante o voo, uma das aeronaves colidiu com três linhas de transmissão que abasteciam a pequena cidade de Le Castellet, deixando a localidade sem energia elétrica por três horas.

Fuselagem do Rafale danificada após colisão com fios.

Após a colisão, os caças pousaram na Base Aérea 115 Orange-Caritat. Falando ao jornal La Provence, um porta-voz da Força Aérea Francesa disse que não houveram feridos e que a aeronave pousou às 14:11 em Orange-Caritat. 

A ruptura das linhas gerou um pequeno incêndio, logo controlado pelos bombeiros locais. Duas imagens divulgadas na internet mostram danos na entrada de ar, fuselagem, canard e tanque de combustível externo do caça. 

O Departamento de Investigação de Acidentes para a Segurança da Aeronáutica do Estado já abriu uma investigação sobre o incidente. De acordo com o The Aviationist, dois incidentes semelhantes ocorreram em 2012 e 2014 envolvendo caças Mirage 2000 e Mirage F.1CR.