F-15E Strike Eagle com as cores de um P-47 Thunderbolt- Foto: Us Airforce

Um caça de superioridade aérea F-15E Strike Eagle pertencente ao 492º Esquadrão de Caça foi pintado com as cores de um lendário P-47 Thunderbolt que foi usado elo 48º FW durante a Segunda Guerra Mundial.Ao todo serão três caças F-15 que receberão a pintura comemorativa~.

Dentro da aviação militar em especial a de caça é comum que se pinte as aeronave atuais com as pinturas ou algo que lembre as aeronaves do passado, no caso aqui um F-15.

“Esse projeto de herança é sobre o legado da 48ª Ala de Caça e, mais especificamente, o apoio da ala à invasão do Dia D durante a Segunda Guerra Mundial”, disse o coronel Will Marshall, 48º comandante da Asa de Caça.

Emblema pintado noo F-15 Strike Eagle – Foto: U.s Airforce

O caça ostenta um padrão xadrez no nariz, listras pretas nas asas, várias insígnias nacionais e uma Estátua da Liberdade pintada na cauda.

O P-47 Thunderblt foi uma caça bombardeiro usado pelos EUA durante a 2º Guerra Mundial na Europa. Dentre as missões realizadas pelos Thunderbolts norte-americanos teve a Invasão da Normandia (Invasion of Normandy) em 6 de junho de 1944, no qual o grupo realizou mais de 2.000 ataques, lançou cerca de 500 toneladas de bombas e atirou 160.000 cartuchos de munição.

Nota do editor: Aeronaves clássicas como o Thunderbolt e o P-51 Mustang e o F- 4U Cosair da Marinha são relíquias dentro dos EUA e servem de inspiração para todos que trabalham dentro e fora da USAF. Não a toa que tem colecionadores que restauração essas aeronaves, algumas ficam em condições de voo e deixam marcado na história do país não só a importância das aeronaves, mas também dos combatentes que nelas lutaram pelo país.

 

Fonte: The Aviationist

Adaptação: Aeroflap